Existem vários tipos de internauta, desde os mais tímidos, que usam a Internet apenas esporadicamente, até os mais atirados que estão online 24h por dia. Tente se encaixar em um dos tipos listados a seguir.
Tipo 01 – Heim! Navegador? Se você é esse tipo de internauta você provavelmente usa os aplicativos que vieram instalados no computador e pediu para alguém te ensinar como abrir o Paciência. Quando criou coragem para saber o que era essa tal de Internet, pediu para um sobrinho instalar a Internet no seu computador. O sobrinho foi lá e instalou um discador gratuito qualquer e te disse que para entrar na Internet você deveria clicar duas vezes em uma figurinha com um “E” bem grande. Você clicou as duas vezes e descobriu que a Internet é totalmente dominada pela Microsoft. Não tem navegado desde então…
Tipo 02 – Firefox? O que é isso? Se você já sabe o que fazer quando abre o navegador, mas continua usando aquela versão que veio instalada no seu computador (IE 5.0 provavelmente) você é um internauta desta categoria. Basicamente não tem tempo para se preocupar com qual versão do navegador você está utilizando, e se algum site não funciona direito você simplesmente deixa de acessá-lo site. A coisa mais avançada que fez foi atualizar o site padrão para algum site de notícias.
Tipo 03 – Firefox é legal, mas prefiro o Safari.Você já um usuário mais avançado, usou o Firefox no começo, pois era mais seguro. Mas agora tem muita gente usando e já deixou de ser um diferencial. Você usou o Opera, mas está partindo para o Safari. Se o seu navegador passar a ser usado por mais de 2% dos usuários mundiais você começa a se preparar para mudar.
Tipo 04 – Imagem PNG no IE não fica bom! Você é o típico desenvolvedor web. Tem praticamente todos os navegadores instalados no seu computador. Precisa testar em todas as versões existentes a cada nova linha de código escrita. Torce para que os navegadores caiam em desuso e todos voltem a usar o Netscape.
Tipo 05 – Prefiro o lynx. Se você já ouviu falar em lynx você é um forte candidato a ser esse tipo de internauta. Esse é o tipo que fica de madrugada no quarto escuro escrevendo scripts para rodar na Internet. Passa horas tentando quebrar senhas ou acessar servidores para subir em um ranking de hackers. Sabe tudo de tecnologia, computadores e Internet, mas não consegue se lembrar do nome do seu vizinho.
Se você conhece mais de 5 outros navegadores que não estão listados aqui preciso pensar em um novo tipo para classificar você!
Plínio Vilela é professor universitário e empresário.
Formado em ciência da computação pela USP / São Carlos fez mestrado e doutorado pela UNICAMP. Foi pesquisador na Purdue University (Indiana, EUA) e na Telcordia Technologies (New Jersey, EUA).