Desde o ano passado, a Nintendo parece ter acertado o passo. Após dez anos de hegemonia dos consoles da Sony, os Playstation 1 e 2, os consoles Nintendo Wii e Nintendo DS conseguiram ultrapassar o recém lançado e poderoso Playstation 3.
O Wii, principal concorrente do PS3, por enquanto está à frente. Não por qualidades gráficas ou jogos, mas sim pelo controle inovador sensível a movimentos e pelo preço, bem mais acessível. Porém, não é só o Wii que está dando alegria aos empresários da Nintendo, e sim o seu portátil, o Nintendo DS.
Criado no final de 2004 em resposta ao PSP, o portátil da Sony, o DS possui duas telas, sendo uma de cristal líquido e sensível a toques (Touch Screen), fazendo com que o usuário possa interagir, como um Palm Phone. Nos seus dois meses de estréia no Japão, o console vendeu 10 milhões de unidades. Agora em 2007, liderou as vendas nos EUA durante março, vendendo 508 mil unidades.
Tratando-se de números de vendas, há um jogo do DS que merece créditos: Pokémon Diamond e Pokémon Pearl. Sucesso no mundo todo, inclusive no Brasil pelo desenho animado, os bichinhos estão arrebentando nessas duas últimas aventuras. Foram acrescentados mais 107 novos monstrinhos totalizando 493 pokémon. No ano passado bateu recorde de vendas no Japão e atualmente é o terceiro jogo mais vendido do DS, com mais de sete milhões de cópias vendidas pelo mundo. Em sua primeira semana nos EUA, vendeu mais de um milhão de unidades.
As duas versões são idênticas, mudando apenas o pokémon sagrado que o jogador irá capturar. Os gráficos ficaram muito melhores, mesclando 2D com 3D. Na hora da batalha as duas telas são usadas: a tela superior para assistir a luta e a Touch Screen para escolher itens e ações.
Pokémon Diamond e Pearl podem proporcionar horas de diversão aproveitando ao máximo a capacidade do DS. Além disso, sendo portátil, é ideal para levar em viagens longas ou em longas esperas em aeroportos.
Tiago Campos