Cirurgia Plástica ou Reparadora: ambas podem trazer grande melhora na auto-estima do paciente.
Cirurgia Plástica é aquela em que se deslocam tecidos (pele, gordura, músculos) de uma região para outra. Estes tecidos podem ser desprendidos totalmente ou não, podendo ainda adicionar próteses e ou outros tecidos (provenientes de doadores ou do próprio paciente) no sentido de melhorar a função da região tratada e ou sua aparência.
Quando se fala na diferença entre cirurgia plástica estética e reparadora podemos citar principalmente que a Cirurgia Plástica Estética é aquela que visa melhorar a aparência de alguma região do corpo cujo problema não causa limitação na execução de tarefas do dia a dia. Já a Cirurgia Plástica Reparadora é aquela que visa melhorar a aparência de alguma região cuja alteração traz limitações na execução das tarefas dia a dia, ou então recuperar a função da região em questão, explica a Dra. Deusa Pires Rodrigues.
Quanto aos riscos de se fazer uma cirurgia plástica, seja ela estética ou reparadora os cuidados que se deve ter, tanto do ponto de vista físico como psicológico não diferem muito de outros tipos de cirurgias eletivas.Isto porque os riscos são semelhantes ao de quaisquer outras intervenções cirúrgicas: Tipo de anestesia: em geral as intervenções feitas sob anestesia local, o risco é próximo de zero, diferentes das preocupações causadas quando á necessidade de anestesias mais profundas e demoradas. As condições de saúde do paciente também devem ser consideradas, e, se for o caso, agendar a cirurgia quando a situação for mais favorável. A idade do paciente também é um fator que é considerado quando se avalia um risco cirúrgico. No futuro espera-se utilizar células-tronco na substituição de tecidos perdidos.
Desta forma, dependendo do arranjo destes fatores, associado com grau de beneficio que o procedimento pode trazer, a cirurgia pode até mesmo ser contra indicada em determinados casos, menciona a especialista.
Vera Morais
Dra. Deusa Pires Rodrigues – Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica