20.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Livro sobre práticas de cuidado humanizado em saúde mental

Data:

No dia 20 de agosto (segunda-feira), às 19h na Fnac Campinas será lançando o livro “A Reforma Psiquiátrica no Cotidiano II” elaborado pelo Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira. O livro integra a coleção “Saúde e Loucura” da editora Editora Hucitec/SP. A Fnac Campinas fica no Parque D. Pedro Shopping (Entrada das Águas), Av. Guilherme Campos, 500 – Santa Genebra em Campinas/SP.
Com 313 páginas e 24 artigos elaborados pelos profissionais envolvidos com os modos de cuidar humanizado em saúde mental na instituição pós Reforma Psiquiátrica, o livro é dividido em “Textos Transversos” e “Manejando as Clínicas e as Redes Sociais”.
Os textos relatam as experiências e saberes produzidos na instituição no campo da Luta Antimanicomial, da formação no trabalho, geração de renda, dependência química e reabilitação psicossocial.
A organização do livro é de Emerson Elias Merhy, professor universitário, que exerce atualmente a assessoria de planejamento junto ao Colegiado de Gestão do Candido Ferreira e Heloísa Novaes de Miranda Amaral, psicóloga, que exerce atualmente a coordenação do “Cândido Escola”.
O psiquiatra e superintendente da instituição, Dr. Nobusou Oki justifica na apresentação do livro “A Reforma Psiquiátrica no Cotidiano II” a importância de tal publicação:
“Após a elaboração e execução do livro A Reforma Psiquiátrica no Cotidiano (Hucitec, 2001), despertou em um grupo de profissionais a necessidade da continuidade no processo da transmissão escrita, na área da saúde mental do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira.
Com o conhecimento adquirido ao longo dos anos, sabemos que foi possível, dentro do âmbito do ver, pensar e agir, propor e rever inúmeros processos de cuidados em saúde mental, para melhorar a qualidade de vida dos usuários da saúde mental. Sabemos também que há muito para fazer e aprimorar. Mais do que o próprio processo de transmissão escrita, que é importante, também o é despertar nos leitores a reflexão e contribuição nesta área tão emblemática”.
Por esta nova postura, desde 1993, o Cândido Ferreira é considerado referência de tratamento em saúde mental no país, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Cândido Ferreira: reintegrando pessoas à sociedade
Desde 1990, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Campinas e o Cândido Ferreira as formas de cuidar em saúde mental foram humanizadas. Por esta nova postura, desde 1993, a instituição é considerada referência de tratamento no país, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A principal meta da instituição é a desospitalização. Atualmente, a entidade atende um público de mais de mil usuários por mês e conta com um Núcleo de Atenção à Crise, um Núcleo de Atenção à Dependência Química, quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), um Núcleo Clínico, 12 Oficinas de Trabalho, três Centros de Convivência (Convivência e Arte, Centro Cultural Cândido-Fumec e Casa Escola “Rosa dos Ventos”) e o Cândido Escola, unidade voltada à formação em trabalho e consultoria.
Os usuários também realizam atividades relacionadas à Comunicação Comunitária, distribuídas em duas oficinas: de jornal impresso (C@ndura – Espaço Aberto para um Novo Pensamento) e de rádio (programa “Maluco Beleza”).

Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Prefeito recebe D. Bertrand de Orléans e Bragança em visita de cortesia

Dário Saadi e o príncipe imperial conversaram sobre comemoração...

Jornalista lança livro “O médico que virou monstro”, crime que chocou o Brasil

Lançado pela Editora Máquina de Livros, “O médico que...

Os espiões norte-americanos por trás da Lava Jato

Os interesses ocultos dos Estados Unidos na Lava Jato são...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363