24.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Baixa umidade exige mais cuidados com a pele

Data:

A baixa umidade causada pela prolongada estiagem, que já se estende por 42 dias em Campinas, provoca, no menor descuido, ressecamento em partes do corpo que podem chegar a rachaduras e, em alguns casos, até a sangramentos.

A previsão do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri)para os próximos dias é de permanência das condições atuais, o que agrada ainda mais os problemas de pele. Os índices de irradiação ultra-violeta também estão altos e o filtro solar deve ser obrigatório. Especialistas recomendam intensificar os cuidados nesses dias para evitar estágios avançados de danos à pele. É fundamental manter hidratada a epiderme, a camada mais superficial.

Durante o Verão, o suor, constituído por água e sais minerais, faz o papel de hidratante por via interna, ou seja, de dentro para fora, enquanto os cremes e óleos transportam água de fora para dentro.

A dermatologista Christiana Blattner, da Clínica Dermatolaser de Campinas (SP), afirma que “durante o Inverno, quando os períodos de estiagem são mais freqüentes, com índices de umidade durante dias seguidos em torno de 30%, ou menos, os cuidados devem ser redobrados para evitar aquele aspecto de pele quebradiça, rachada e envelhecida”.

Nos períodos mais secos do ano, para se obter uma ação satisfatória do hidratante, a pele tem de estar limpa, portanto, a atenção neste quesito deve ser redobrada, mas é preciso prestar atenção para que a limpeza exagerada não remova o hidro-lipídico, o manto protetor que forma a camada de gordura da pele.

Alguns hábitos cotidianos, além dos cosméticos, também contribuem para manter a pele nutrida e com aspecto saudável. Veja os principais cuidados a serem tomados durante os dias secos:

Banho – Durante a estiagem, tomar banho frio é uma idéia que deve ser descartada. Os banhos devem ser mornos e rápidos. Um por dia, com sabonete neutro, é o suficiente.

Limpeza – A limpeza é fundamental antes da hidratação. O mais indicado é fazê-la duas vezes por dia, uma pela manhã e a outra à noite, com sabonete neutro ou uma loção de limpeza.

Esfoliação – Como a pele do rosto em geral é mais oleosa que a do corpo, o mais indicado é fazer esfoliação apenas uma vez por semana no rosto e uma a cada 15 dias no corpo.

Hidratação – Deve ser feita duas vezes por dia: pela manhã e à noite.

Cosméticos – Os produtos disponíveis no mercado podem ser utilizados para hidratar a pele. Alguns deles contém uréia, ácido hialurônico, lactato de amônia e vitaminas C e E.

Alimentação – Frutas, verduras, legumes e proteínas devem estar no cardápio diário. Beber muito líquido também é essencial, de preferência água, sucos naturais e chás.

Filtro solar – Vento e sol costumam ressecar a pele. Para evitar seus efeitos nocivos, um bom hidratante, contendo filtro solar com fator de proteção 15 (no mínimo), deve ser utilizado diariamente pelo menos nas áreas expostas.

Óleos – Os óleos ajudam a formar uma camada protetora, que evita que a água se perca, mas não é hidratante. O melhor é usá-los combinados com produtos hidratantes.

Choque de beleza – Os meses de Inverno também são os ideais para tratamentos de rejuvenescimentos. Aplicações de laser, peelings e cremes à base de ácidos que causam esfoliação, renovação da pele e estimulam a proliferação de fibras elásticas e colágeno são bastante indicados nessa época do ano. Esses procedimentos devem ser feitos sob orientação de um médico dermatologista, pois para cada pessoa há uma indicação diferente.
Dra. Christiana Blattner

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Vírus zika pode voltar a se replicar após recuperação, aponta estudo

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio...

Febre Oropouche tem dez casos confirmados no Rio

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio recebeu nessa...

CS São Domingos inaugura unidade do projeto Farmácias Vivas

VivasProjeto promove o cultivo de ervas medicinais no tratamento...

Ministério da Saúde prepara pesquisa para avaliar sequelas da covid-19

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (11) a...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363