O projeto ALIANÇAS pretende através da articulação de ações, recursos e capacidade dos parceiros envolvidos, oferecer durante 18 meses de desenvolvimento, oportunidades de vivências e aprendizagens diferenciadas que promovam a qualidade do ensino público fundamental, melhora da qualidade de vida nos campos da saúde, meio ambiente e convivência comunitária, para crianças adolescentes (de 6 à18 anos) e famílias da região de Sousas.
A escolha das estratégias e oficinas a serem desenvolvidas está alinhada com os objetivos de Desenvolvimento do Milênio a serem atingidos pelos países até o ano de 2015 por meio de ações concretas e no Brasil como apoio do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
O valor utilizado no projeto foi da ordem de R$79.000 para a I Edição e R$82.000 para a II Edição.
O subprefeito falou da importância de se criar atividades também para as pessoas da “melhor idade”. Ressaltou que há 40 anos atrás Sousas era uma cidade muito bem cuidada e bonita. Dos anos 90, ou seja, há 15 anos atrás, Sousas vem recuperando as matas ciliares. Elogiou o trabalho de todas as entidades envolvidas no projeto. E complementa que “trabalhar a criança para não castigar o adulto”.
Parceiros: CECOIA, NAECA, APAS, Associação Cornélia, Jaguatibaia, Secretaria Municipal de Saúde (Centro de saúde de Sousas), Secretaria de Cultura (Casa de Cultura e Cidadania de Sousas e Biblioteca Distrital de Sousas Guilherme de Almeida), Secretaria de Esportes e Lazer (Praça de Esporte Benedito do Santo), Escola Estadual Dr. Antonio Carlos Couto de Barros.
Participantes: Márcia Rabello Ramos – Cecoia, Lúcia de Fátima de Brito – coordenadora Centro de Saúde Sousas, Luzia Fátima Silva – bibliotecária chefe – Biblioteca Pública Distrital de Sousas, Giselle Tavinha – coordenadora pedagógica do NAECA, Anamaria Porzia Capella – Apoio Técnico Institucional do Distrito de Saúde Leste, Elaine Vieira – consultora de projetos, Maria Aparecida Martinelli – chefe da Praça Esporte Benedito dos Santos, Viviane M. Martinho – apoio – Distrito Saúde Centro Saúde Joaquim Egídio, Dora Lúcia Mazzur Vechini – coordenadora das Casas de Cultura e Oficinas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura.