Para quem acompanhou a transição dos celulares analógicos para os digitais, não será difícil entender a tecnologia 3G. Trata-se da terceira geração da telefonia móvel, já que analógica e digital são a primeira e a segunda, respectivamente.
Mais de 260 operadoras no mundo já trabalham com esse sistema. No Brasil, a primeira a oferecer 3G foi a Vivo, em 2004, com a tecnologia CDMA 1X-EVDO, que atinge velocidades de até 2 megabytes por segundo. No final de 2007, as operadoras Claro e Telemig lançaram suas redes 3G na freqüência de 850 megahertz.
Em dezembro de 2007 foi realizado o leilão das faixas de freqüências no Brasil. As quatro principais operadoras do país, Vivo, Claro, TIM e Oi, conseguiram obter cobertura nacional, além da Telemig celular e da BRT, que obtiveram a cobertura em suas respectivas regiões.
Entre os benefícios da tecnologia 3G estão: rapidez para baixar sons e imagens e videochamada com transmissão de áudio e imagem simultânea. Em breve, haverá IPTV (um novo método de transmissão de sinais televisivos que usa o protocolo IP como meio de transporte do conteúdo), jogos multiplayer em tempo real e outros serviços que demandam mais velocidade.
Outras novidades promissoras são os serviços de localização, bastante populares na Ásia, que permitem encontrar restaurantes e shopping centers, por exemplo.
Por Ana Paula Bertran




