Cultivar “o jardim dos jardins” num dos pontos mais altos de Campos do Jordão foi desde o principio o objetivo principal dos idealizadores do Amantikir. aberto à visitação do público há poucos meses e que já ganhou o apelido de jardim botânico da cidade. O novo parque de Campos do Jordão mostra jardins inspirados na cultura de vários países, em diversos estilos de paisagismo, de plantas e flores. É um passeio excelente para todas as idades pois proporciona momentos únicos de beleza e contemplação , inclusive da natureza nativa e de lindas paisagens do Vale do Lageado.
O projeto que prevê 7 fases, que ocuparão 600 mil m2 de área total, hoje já apresenta 35 mil m2 de um paisagismo criativo e diferenciado, que inclui jardins: inglês, francês, japonês,alemão, austríaco e note-americano, entre outros. Entre as belíssimas composições vale destacar o labirinto de grama, símbolo presente nas mais variadas culturas. A via tortuosa de grama que leva a um centro, serve como instrumento para a meditação, visando a paz interior. Considerado em outros países como um instrumento que leva ao auto-conhecimento, o lindo labirinto não está vinculado a nenhum tipo de fé ou religião, apenas traz a calma tão necessária à vida estressante do dia-a-dia.
Idealizado e implantado por Walter Vasconcellos, mais conhecido por Dr. Garden – que garante que em pouco tempo os brasileiros não precisarão sair do país para visitar jardins magníficos – o Amantikir tem entre as metas de sustentabilidade do projeto o treinamento de seus guias, antes operários de obra que hoje acompanham os visitantes do parque, gerando oportunidade e emprego para pessoas de classe baixa da cidade. O empreendimento que ganhou o investimento dos empresários Roberto Baumgart, Jayme Blay e Eduardo Steiner, também abre a oportunidade para outras empresas, visando a adoção de espaços que pode ser feita visando os novos jardins das próximas fases do projeto, ou ainda apoiando os espaços de eventos que abrigam cursos, exposições e apresentações culturais.
Segundo Walter Vasconcellos, no Brasil a criação de um parque aberto a visitação, focado basicamente na exposição de estilos de paisagismo característicos de diversas partes do mundo, é uma nova e importante alternativa de turismo e cultura proporcionando aos visitantes – durante os 365 dias do ano e em qualquer condição climática – momentos raros de vivência com a natureza.
Durante a alta temporada de outono-inverno de Campos do Jordão, o Amantikir será palco de várias atividades culturais e terá uma extensa programação para os visitantes de todas as idades.
…..
O que significa Amantikir: Amantikir significa Serra que Chora em tupi-guarani. Nome que os colonizadores portugueses transformaram em Mantiqueira pela dificuldade de pronúncia. Trata-se da cadeia montanhosa mais alta da região sudeste do país. Segundo a lenda tupi, uma bela princesa desejada por muitos guerreiros devido à sua beleza se apaixonou pelo Sol e esse por sua vez pela indiazinha, causando a ira da Lua. O Sol nascia rápido e recusava a se pôr, levando a Lua a queixar-se ao Deus Tupã. Este resolveu erguer a montanha e enterrou a índia, fazendo o sol querer se afogar no mar. A Lua, ao ver a dor do seu amado, derramou-se em lágrimas de estrelas com brilhos inimagináveis e a pobre índia que fora enterrada chorou lágrimas e lágrimas, por nunca mais poder ver seu amado, formando rios, grotas, riachos e cachoeiras que se espalham por toda a Mantiqueira. O povo passou então a chamar a montanha de Amantikir, “a montanha que chora”.
Vale visitar o site www.amantikir.com.br onde é possível conhecer mais sobre o Parque dos Jardins que falam….




