Evaristo Júlio Cirilo Franceschini nasceu em Sousas em 1901, filho de Paschoal Franceschini e Júlia Stefanini Franceschini.
Começou a estudar música em 1911, e, em 1914 tocava piston na Banda Lira de Sousas. Em 1917 participou da Banda Musical Santa Cecília os quais faziam parte: Rainero de Vicenzo, Luiz Fornazi, Pedro e Estevam Giometti, José Zanatta, Aleixo Pugina, João Martinelli, Armando Paioli, Venério Fornazari e João Gaspon, sob a regência do maestro Ágide Azzoni, e do sub-maestro Evaristo Franceschini, que na mesma época tocava piston na Banda do Liceu de Campinas, sob a regência do Maestro Salvador Bove. Neste mesmo ano compôs o seu primeiro tango argentino denominado “Tango Juca” que fez muito sucesso.
Assumiu o lugar do Maestro Ágide em 1919, no 4º Batalhão de Campinas, quando serviu o exército. Em 1934, Franceschini participou da Banda Carlos Gomes sob a regência do Maestro Negrão. Auxiliou também a Banda Brasileira de Campinas.
Como compositor revelou-se um grande conhecedor de música. Suas composições foram muito executadas, como: marchas, dobrados, maxixes, músicas religiosas, etc.
Grande amante da música, nunca fez dessa arte um meio de ganhar dinheiro, ensinando sempre gratuitamente.
Assumiu a subprefeitura de Sousas nos impedimentos de Ismael Carlos e Tasso Magalhães.
Por Caroline Nunes