Com a presença de mais de 40 equipes de vários países,
A cidade de Rio Claro (SP) foi escolhida pela ABB (Associação Brasileira de Balonismo) e pela FAI (Federação Aeronáutica Internacional) para ser a sede do primeiro Campeonato Sul-Americano de Balonismo. O evento já tem presença confirmada de mais de 40 equipes de Argentina, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Peru e Paraguai, além do Brasil. “A realização do Sul Americano no Brasil é uma demonstração da força do balonismo no país”, afirma o presidente da ABB, Edson Romagnolli
A escolha do município paulista, que fica a 175 quilômetros de São Paulo, está relacionada às condições favoráveis para se obter a permissão do uso do espaço aéreo na região, além de relevo, clima e luminosidade para esse tipo de competição. “O apoio da prefeitura do Município também foi decisivo”, diz Romagnolli.
O campeonato, que foi organizado pela ABB em parceria com a Secretaria de Turismo de Rio Claro, teve um vôo de apresentação para a imprensa no dia 7 de maio. O evento conta ainda com o apoio de empresas como Liquigás e Petrobras.
De acordo com o Secretário Municipal de Turismo, José Ricardo Naitzke, a realização do campeonato aqueceu o setor turístico da cidade. “Quando Rio Claro foi sede do Campeonato Brasileiro de Balonismo, no ano passado, o turismo de evento deu um grande salto”, comenta. “A vinda dos pilotos e de todas as equipes à cidade aumentou o fluxo de pessoas nos hotéis, restaurantes etc”, explica o Secretário.
Rio Claro será sede do 1º Sul Americano de Balonismo
Data: