O 3º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil iniciou uma programação especial, destinada ao universo do turismo no Brasil. Para começar, em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa, a Mostra de Manifestações Artísticas contou com a apresentação de Taikô (Tambores Japoneses).
O grupo Ryubu Daiko (Dragão dançante), formado em 2002 com apenas sete crianças, tornou-se referência em Taikô no interior de SP. Atualmente, o grupo tem a participação de mais de 45 crianças, com idade entre 07 a 17 anos. Para o show se apresentam oito integrantes, que utilizam instrumentos originais do Japão, os quais são os responsáveis pela perfeita percussão – detalhe único e enriquecedor da apresentação.
Sob o comando de Valdeck de Garanhuns, Inimar dos Reis e Pedro Ribeiro, as manifestações artísticas têm sido um sucesso. Após a apresentação do Taikô, diversos outros grupos se apresentaram, trazendo para o Salão do Turismo muita cultura brasileira. E, para finalizar a programação do 1º dia do Salão do Turismo, o grupo Los Porongas, do Acre, apresentou um sucesso em toda a Amazônia: seu rock, intitulado de Amazônico.
Dentre as novidades do Salão 2008, está a possibilidade das pessoas saírem de lá com sua viagem programada. “É um grande avanço. Ter no mesmo espaço físico a possibilidade de conhecer os principais destinos, saborear a gastronomia, ter acesso à cultura, ao artesanato de outros locais e, além disso, fazer contatos, é muito importante”, ressaltou o Ministro do Turismo, Luiz Barreto. A expectativa da organização é que mais de 110 mil pessoas visitem o evento até o próximo domingo (22.06), no Parque de Exposições do Anhembi.