No mês de julho, o Diálogo no Escuro montou uma programaçao especial com atividades recreativas para o público de 8 a 15 anos.
Além do tour de 60 minutos serão inseridas atividades recreativas, gincanas exibição de filmes e debates.
Descritivo das atividades:
a) uma visita ao Museu, tour 60 minutos, com atividades extras, trata-se de um tour especial, sazonal, talvez temático. Ocorrerá uma “Caça ao Tesouro” durante o tour, na qual os guias terão papel fundamental, essa atividade será exclusiva no período de férias e o foco será a recreação.
b) Uma sessão de cinema que contém atividades relacionadas ao filme em exibição, uma pequena dinâmica, uma gincana, ou uma discussão sobre o filme. O cinema pode ser acrescentado para grupos com mais de 60 visitantes, há a possibilidade de somente ocorrer a visita ao Museu em grupos menores.
Será oferecido almoço no Dialog Café, incluído no preço do pacote, para os grupos que optarem pelas duas atividades.
Além do tour 60 minutos, conduzido pelos diversos ambientes já existentes, os visitantes seriam instigados a buscar pistas espalhadas pelo Museu e desvendadas de maneira seqüencial, por exemplo: na natureza será colada uma pequena luz química em um ponto alto, de fácil visualização, trata-se da primeira pista, quando os visitantes chegarem lá eles devem, através do tato, do olfato e do diálogo desvendar aquela pista, que indicará o local da próxima e assim sucessivamente. O tempo será controlado pelo guia, que poderá em alguns casos ajudar o grupo a desvendar a pista. No café, a conversa com o guia continuará a mesma, pois se trata de um importante aspecto de caracterização do Museu. O workshops realizados com as crianças permanecem os mesmos já realizados com as escolas, porém com a ativação de algumas atividades .
Funcionamento:
– Capacidade: até 90 crianças por dia
– Duração: aproximadamente 7 horas
Os 90 visitantes serão divididos em 2 grupos de 45 pessoas.
As atividades ocorrerão intercaladas pelo almoço e serão divididas em 2 períodos, de acordo com o seguinte cronograma:
=> 10h – Chegada do grupo e recepeções diferentes:
Grupo 1: Cinema: fala ou atividade recreativa ligada ao filme, conduzida por monitores extras contratados;
Grupo 2: Dialogo “Caça ao Tesouro”
=> 12h e 45 min: Almoço no Diálogo com Grupos 1 e 2.
=> 14h – Reinício das Atividades
Grupo 1: Diálogo
Grupo 2: Cinema
=> 16h e 45 min: Encerramento
O que é Diálogo no Escuro?
Grupos de oito pessoas entram juntas na mostra. Em um ambiente de penumbra, cada qual recebe uma bengala-guia e instruções sobre como comportar-se e o que esperar da exposição.
Entra-se na escuridão. Um deficiente visual é o guia, a pessoa chave para a sua orientação e mobilidade no escuro.
Aqui, são os visitantes que têm dificuldades e precisam confiar em uma pessoa desconhecida, sentindo necessidade de estabelecer boas relações interpessoais e de comunicação. Na mostra, só quem se comunica existe, quem cala, na escuridão permanece invisível.
Através de odores, temperaturas, sons e texturas, criam-se cenários que podem ser um parque, um passeio de barco, um mercado, uma cidade, uma sala de sons ou um bar. O público se defronta com situações cotidianas, mas, por estar momentaneamente privados da visão, esta vivência se transforma em uma experiência significativa e inesquecível. Completa-se assim, uma mudança de perspectiva, que permite a integração plena de elementos não visuais na construção do mundo.
O escuro é metáfora para tudo aquilo que tememos e não conhecemos.
No Diálogo no Escuro, o visitante é encorajado a não encarar o desconhecido como ameaçador. A exposição é um lugar de aprendizagem social, no qual se dá, de maneira natural, um fortalecimento da capacidade de entendimento e do diálogo com o outro. A exposição desperta em cada um o respeito e a valorização do ser humano, independente da diversidade, ajudando a eliminar preconceitos e barreiras de comunicação e convivência.
Se a visita à exposição começa com insegurança e inquietude, sucessivamente a experiência se transforma em uma aventura dos sentidos. Percepções e informações normalmente ignoradas afloram com uma nitidez inusitada, configuram um mapa não visual e desenvolvem a fantasia do visitante.
Diálogo no Escuro oferece-nos a oportunidade de fecharmos os olhos e vermos o mundo de outra forma e faz com que compreendamos que a imagem só tem valor se permeada de sentido.
Informações fone: 19-3207 0821
www.dialogonoescuro.com.br




