Estudantes de engenharia da Unicamp vão representar Campinas na quinta Maratona de Eficiência Energética, que será disputada nos próximos dias 24 a 26, no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo. Além modelo a gasolina, vencedor da categoria Gasolina e uma das atrações do ano passado, pela carenagem construída com fibra de bananeiras, a Unicamp vai competir na categoria Elétrica e os alunos esperam superar a marca de 16,97 km/bateria, que garantiu a terceira posição na prova anterior.
Além da nova bateria Heliar PowerSports, lançada este ano no mercado brasileiro, a principal novidade do novo modelo Tubarão é o chassi, produzido pelos estudantes com a utilização de fibra de carbono, do tipo colméia. Revestida por folhas de plástico que formam uma estrutura leve, essa estrutura é rígida e altamente resistente em condições de neutralizar as vibrações provocadas pela pista e garantir desempenho eficiente ao carro. A carenagem é moldada com material compósito, com base em fibra de vidro.
Para a transmissão, o grupo vai utilizar motor elétrico de 350 Watts e sistema de controle eletrônico de velocidade. O professor Caio Glauco Sanchez espera que o sistema permita ao carro desempenho mais eficiente e que possa alcançar um resultado que leve seus alunos a uma das principais posições da prova.
De acordo com o professor, além do resultado, a participação na maratona contribui para a troca de experiências entre os alunos, pela formação de um grupo multidisciplinar, envolvendo as áreas de engenharia, química, física, eletrônica e design. Também realça a oportunidade de os estudantes exercitarem, de forma prática, o que aprendem na parte teórica, assim como o trabalho em equipe, a oportunidade de novas idéias, e a utilização de materiais especiais sempre com a preocupação ecológica de evitar resíduos na concepção de veículos e buscar novas alternativas de energia veicular.




