As olimpíadas de Pequim, que acabaram no dia 24 de agosto deste ano, tiveram o Brasil na 23ª colocação, com apenas três medalhas de ouro. Os 277 atletas que viajaram para a China disputaram em 32 modalidades.
Apesar de nunca ter sediado uma olimpíada, o Brasil está entre os quatro finalistas na disputa para sediar as Olimpíadas de 2016. A cidade do Rio de Janeiro concorre com Chicago (Estados Unidos), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão).
No quadro de medalhas, o Brasil decepcionou. Depois de ficar em 16º lugar nas Olimpíadas de Atenas em 2004, os atletas canarinhos tiveram a 23ª colocação. Com a medalha de bronze nos 100m livre em Pequim 2008, César Cielo conquistou a 10º medalha para a natação do Brasil nos Jogos Olímpicos e a 80º medalha brasileira nas Olimpíadas. César Cielo conquistou a primeira medalha de ouro para a natação do Brasil nos Jogos Olímpicos nos 50m livre.
A seleção brasileira é pentacampeã mundial. Mas, impressionantemente, a seleção brasileira jamais conquistou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Foram duas medalhas de prata (1984 e 1988) e uma de bronze (1996) e nenhuma de ouro!
O nosso corredor Vanderlei Cordeiro de Lima, que foi atacado por um fanático religioso quando liderava a maratona, conquistou medalha de bronze nestas Olimpíadas. Uma vitória!
Por Luiza Chelegon Cúrcio