28.9 C
Campinas
domingo, setembro 22, 2024

População de Sousas comparece na 1a Roda Viva

Data:

A Metrópole de Campinas tem mais de um milhão de habitantes. Destes, 724.143 são eleitores na cidade. A região de Sousas e Joaquim Egídio conta agora com 24 candidatos para representar o distrito na Câmara Municipal de Campinas.

Os eleitores dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, muito exigentes em sua escolha para um vereador, compareceram na primeira Roda-Viva, promovida pelo Jornal Local.

Os 15 candidatos que compareceram ao debate discursaram sobre seus planos e objetivos de campanha, bem como responderam as dúvidas dos eleitores presentes. Jaime Cremasco e Claudinho Lopes compareceram ao debate, mas se retiraram antes do início dos trabalhos. Portanto, eles não responderam nenhuma das perguntas da população.

Os candidatos Cristina Veloso e Rosana Costa justificaram a sua ausência no debate. Já os candidatos Carlos Sérgio Stoco, Cláudio Rissi, Fernando Benjamim de Almeida, Geraldo Celestino, Marcelo Daher e Sebastião Torres.

O debate Roda-Viva contou com a presença de muitos sousenses, entre eles Débora Mazza, que expressou sua indignação ao não comparecimento de oito candidatos. “Eu acho muita falta de respeito com a população.

Acho errado eles serem candidatos ao cargo de político profissional no legislativo, receberem salário e não comparecem em suas obrigações. Se o candidato não quiser participar de um debate, concluo então que ele não esta preparado para ser vereador e representar a população.”, comenta a eleitora.

Sousas e Joaquim Egídio possuem 12.327 eleitores, informa a Chefe do Cartório Eleitoral Cláudia Sperb. Os eleitores são divididos em quatro locais de votação: Vila Santana com 2.108; Tomas Alves com 6.989; Barreto Leme com 1.793 e Ângela Cúria Zaquia com 1.437.

Dos candidatos, 248 tem Ensino Superior completo e 307 tem Ensino Médio completo. Candidatos que apenas lêem e escrevem somam 46, e, nestas eleições, nenhum candidato é analfabeto.

Débora Mazza comenta que achou o debate muito rico e informativo. “Foi uma excelente iniciativa, muito esclarecedora”, relembra Mazza.

A segunda edição do debate Roda-Viva será no dia 22 de setembro, as 19hrs, no Salão Paroquial. Contamos com a presença de todas as associações de bairros, ONGs, escolas públicas e privadas, além de todos os eleitores.

A 1ª Roda Viva, que aconteceu no dia 14 de agosto de 2008, foi uma oportunidade para os candidatos a vereador do distrito de Sousas de apresentarem suas propostas para a população. O evento promovido pelo Jornal Local reuniu 15 candidatos (08 não compareceram) que responderam perguntas aleatórias da platéia presente. Leia abaixo os melhores momentos da 1ª Roda Viva:

Como o poder legislativo pode sanar problemas de transporte, segurança, proteção ao meio ambiente, eu muitos pensam ser funções do executivo?

Célio Silva: O vereador que esta ali para fiscalizar o executivo e enviar projeto. O político tem que ter ética, moral e o vereador têm poder de fiscalizar o executivo. O Brasil inteiro deveria começar a colocar gente de bem, para essas crianças aqui possam ter um futuro melhor. Acho que está na hora dos vereadores de Campinas, todos, fazerem o seguinte projeto: uma lei para o executivo, não pode se contratar parente até ele ser bom, tá?

Como você garante o direito à moradia para os moradores de Sousas e Joaquim Egídio?
Fernando Bulgarelli: Então, o que eu posso fazer neste sentido, a gente pode de repente conseguir moradia, se é possível ou não, não cabe só ao vereador. Então você pode achar o caminho pra conseguir novas moradias respeitando o meio ambiente. Tanto é que eu não sei se o senhor sabe, mas a pouco tempo a John Boyd Dunlop tem acesso a Bandeirantes, para o pessoal da região do Enxuto. Temos que é ver o que é possível e o que não é. Dentro da lei temos que achar o caminho. Sousas só tem uma ponte. Poderia asfaltar a estrada do São Quirino com acesso ao San Conrado ou a ligação da Don Pedro à Joaquim Egídio.

Sousas e Joaquim Egídio são distritos compostos por pessoas com interesses diferentes. Como vocês pensam em representar a comunidade como um todo e não apenas do grupo que os elegeu?
Antônio Carlos Gídaro: O grande trabalho de um vereador é representar. Eu não vou só defender o grupo que me eleger, eu não só ser vereador de Sousas e Joaquim Egídio. Mas eu quero que todos os vereadores também sejam de Sousas e Joaquim Egídio. Um dos temas que eu defendo, além do meio ambiente, é também a terceira idade. Porque não se pensa hoje em terceira idade, quer dizer, são políticas públicas, para o município, não só para Sousas e Joaquim Egidio. Só que é importante termos uma representatividade específica em Sousas e Joaquim Egidio. Inclusive, iremos montar um escritório político aqui em Sousas, para fazer o atendimento de todos vocês diretamente.

Qual a sua proposta de segurança?
Luiz Henrique Cirillo: Bom, o problema relacionado com a segurança pública é um universal, não é um problema de Sousas. A população está cada vez mais insegura e preocupada evidentemente com o seu patrimônio, com a sua integridade física. Precisamos de uma política de conscientização. Hoje nos temos a policia militar, a polícia civil e a guarda municipal atuando de forma não unificada. Então o que nos temos que fazer é continuar na política com o pensamente apontado a incentivar a unificação da policia civil com a guarda municipal dando respaldo para a polícia militar. É um assunto polêmico, é um assunto difícil, quando se fala em segurança pública é um assunto que efetivamente afeta o ser humano e é uma preocupação de todos nós.

Eu gostaria de saber quando será possível fazer alguma coisa em Sousas a respeito de moradia para os menos favorecidos.
Paulo Hadad: Parabéns pela pergunta, bom pela minha história de vida e de luta pelas pessoas menos favorecidas eu fico muito a vontade para falar sobre isso. Eu acho que o direito à moradia é constitucional, nós que estamos na mesa não sentimos a dificuldade de não termos uma moradia, mas alguns cidadãos comuns eles sentem essa necessidade. É importante criamos uma comissão permanente de projetos e obras que envolva a população, o empresariado e os prestadores de serviços. O vereador não faz casa, ele sugere que se faça. Podemos levantar as demandas da região Precisamos sensibilizar o prefeito sobre como dar alento aos que mais precisam.

Você tem alguma proposta para integração do crescimento imobiliário com a população e o trânsito já existente aqui?
Antônio Fernando Galasso: Eu sou especialista em segurança falo tudo que você quiser sobre segurança. Mas nos vamos ter no nosso partido pessoas capacitadas para esta área. Eu não vou antecipar para você o resultado do que você esta perguntando. Se eleito, eu pretendo fazer um estudo detalhado, fazer uma raio x da cidade, um estudo urbano, das vias que ligam à Campinas, pois é Campinas que prejudica nosso movimento. Sousas e Joaquim Egídio têm uma tranqüilidade de movimento. São pessoas que procuram essa maravilha que é Sousas. Nós devemos fazer funcionar o que já existe.

Quais os três principais motivos para que eu possa ter coragem de votar em você?
Osvaldo dos Santos: Queria agradecer a presença de todos, principalmente das mulheres. Infelizmente não tem nenhuma mulher aqui na mesa, mas tudo bem. Na área de transporte, sou ligado em todos os cantos de Campinas, como diretor dos rodoviários. Quero tratar a área rural de Sousas e Joaquim Egídio com globalização. Quero fazer o projeto das casinhas populares virar (acontecer). È um prazer que os ricos cheguem aqui em Sousas, mas queremos que a Sousas antiga se mantenha aqui também. O San Conrado é um bairro mundo, mas não tem saneamento básico. Nós vamos ter que trabalhar lá, entendeu? Então são as três respostas que eu poderia falar para você.

Como é possível melhorar a seguinte situação: dinheiro barrado (para a construção de moradias) por preconceito dos condomínios.
Paulo Galtério: Temos aqui grandes milionários. E essa população trava a população mais humilde. Acho viável aqui abrir um novo núcleo na região da Santa Maria. O transporte hoje é rápido: são 10 km, ou 10 minutos de van. Com a desapropriação de 06 alqueires, da uma consistência para o núcleo, pois lá já tem posto de saúde e etc. Caímos no preconceito: infelizmente gente rica não gosta de pobre por perto, gosta de pobre longe, ta? Quanto mais longe melhor. Eles se fecham num condomínio onde ninguém pode entrar. Eu tenho que pedir para um vigilante me deixar entrar num condomínio. Na verdade, em Sousas não existem condomínios, só pessoas que fecharam e viraram condomínio. Por força da segurança pública isso acontece. A solução pro problema habitacional é distanciar a população humilde e conseguir terrenos mais baratos. Mas em Sousas é complicado devido à especulação imobiliária. É uma questão de mercado, que supera a política.

Quais são as propostas para a área de saúde para Sousas e Joaquim Egídio?
José Maya: As propostas na área de saúde pra Sousas e Joaquim Egídio. Eu acredito que a função do vereador é fiscalizar o executivo e nesta fiscalização levantar propostas e entregar ao executivo para que realmente seja feito algo que atenda a nossa população. Nós temos um posto de saúde que tem horário para atender, chega tal hora não atende mais. Pra mim, que preciso do posto de saúde, é muito difícil porque você marca uma consulta e vai ser atendido daqui há 3 meses. A proposta é realmente mudar esse sistema e a população realmente se unir, e cobrar as subprefeituras locais.

“Somos todos iguais e estamos aqui lutando pelos mesmos objetivos”, desabafou a eleitora. Como vocês pretendem lidar com as diferenças sociais dos distritos?
Wander Oliveira: Entendo sua angustia, mas toda essa situação não deixa de ser uma realidade. Devemos nos preocupar sim com as pessoas. Existe uma diminuição, não só dos fatores financeiros, mas da saúde educação, e outras ações publicas que são muito desiguais que acabam nos afetando O que eu posso falar para você é que devemos participar de um lugar mais democrático. Esses tipos de colocações têm que acontecer, são bem vindas serve para a gente refletir, nos enquanto, todos nos candidatos a fazer parte da política pública de campinas devemos nos ater dentro de todos esses fatos e agir sempre com o maior cautela do mundo, ouvindo sempre as pessoas.

Qual a sua proposta para a educação?
Rubens Godoy: É na escola que se aprende e também se aprende no meio ambiente. A resposta para você que seja as crianças, eu já dei palestras com as crianças a respeito. Hoje a natureza é importante. Toda criança que esta se formando precisa de orientação de uma escola descente. A educação vem de casa, vem dos pais. Quando um pai e uma mãe cuidam dos seus filhos, nem sempre os pais dão assistência.

Quais os projetos turísticos para o nosso distrito?
Messias Gonçalves: Nós viemos aqui hoje para tentar mudar o que esta está acontecendo. Não adianta a gente ficar com a porta aberta na câmara e aqui estar fechada. Temos que estar com vocês aqui. Aqui não tem segurança: a casa lotérica que teve assalto semana passada, esse dias ai, 17 anos o rapaz. A minha proposta é estar aqui em Sousas. Não vou ser mais um vereador em Campinas, eu quero ser um vereador de Sousas sim, mas estar aqui em Sousas, participar com vocês aqui. Ver os problemas de moradia, os problemas que aconteceram dias atrás

Sousas não possui um pronto socorro 24 horas. Gostaria de saber se o candidato pretende criar um pronto socorro 24 horas aqui.
Jean Gallo: Sousas e Joaquim Egídio estão crescendo, e crescendo muito, e eu acho que já passou da hora de Sousas ter um posto 24 horas. Como todo mundo sabe, não é nenhum vereador que irá prometer que vai conseguir colocar um posto de saúde 24 horas ou um ponto de socorro aqui, ele vai indicar isso, vai ter essa proposta, levar até o executivo para eles analisarem, mas a gente sabe de tudo o que ocorre aqui. Então na minha proposta faz o executivo ver a necessidade de um pronto socorro em Sousas. Um posto de saúde aberto 24 horas com médico. Então eu acho que já chegou a hora e tem como a gente conseguir esse pronto-socorro para Sousas, mas isso vai ser com muita luta a ajuda de todos.

por Luiza Chelegon Cúrcio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Governo brasileiro condena ataque aéreo israelense à escola de Al-Tabin, na cidade de Gaza

O governo brasileiro condena, nos mais fortes termos, novo...

Brasil adota reciprocidade e expulsa embaixadora da Nicarágua

O governo da Nicarágua expulsou o embaixador do Brasil...

Venezuela: opositores não apresentam atas à Justiça e questionam CNE

Dois dirigentes partidários que deram sustentação à candidatura de...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363