O projeto inclui gestão, treinamento e aprimoramento de profissionais, além de troca de equipamentos
Henrique Prata, presidente do Hospital de Câncer de Barretos e Ricardo Brentani, presidente do Hospital A. C. Carmargo assinam acordo científico durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes com a presença do governador José Serra.
O acordo vai permitir as duas instituições aprofundar as pesquisas sobre diversos tipos de câncer. “Como ambos os hospitais são referência no tratamento e prevenção da doença, o acordo provocará uma troca de experiências e conhecimento. Somados os bancos de tumores das duas instituições totalizam 25 mil amostras, o que proporciona material para desenvolvimento de estudos em diversas áreas”, afirma Dr. Edmundo Mauad, diretor do Hospital de Câncer de Barretos.
O projeto tem validade de 10 anos e se estende também para a parte de gestão, treinamento e aprimoramento de profissionais e inclui até troca de equipamentos. O acordo também possibilitará o uso conjunto de laboratórios de estudos em biologia molecular. O corpo clínico de ambos os centros médicos será alocado de acordo com as necessidades e desenvolvimento dos estudos.
O Hospital de Câncer de Barretos, que registra 2,2 mil atendimentos por dia, sendo 98% via SUS (gratuito) conquistou o certificado de Acreditação Nacional, após avaliação do IQG (Instituto Qualisa de Gestão). O reconhecimento possui grande valor, levando-se em consideração que o hospital fechou o ano de 2007 com 450 mil pacientes oncológicos atendidos, sendo 43 mil na área de prevenção, de 1.135 municípios em 285 distritos de todos os 27 estados do país, um recorde nacional.
Além disso, reúne corpo clínico com 150 médicos e mais de 1.400 funcionários, e atende 1.210 municípios dos 27 estados do Brasil. O local mantém, ainda, 10 alojamentos com infra-estrutura para receber mais de 600 pessoas, e acomodações especiais para crianças.