21.9 C
Campinas
sexta-feira, fevereiro 27, 2026
spot_img

Saresp 2008 terá mega questionário sobre aprendizagem para professores

Data:

Pela 1ª vez um questionário de fatores associados à aprendizagem será para todos professores com alunos avaliados

A Secretaria de Estado da Educação resolveu fazer o maior levantamento sobre fatores associados à aprendizagem do Brasil. Em 22 de setembro cerca de 85 mil professores de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª série do Ensino Fundamental e de 3ª série do Ensino Médio, todos da rede estadual, terão de responder sobre fatores de ensino de seus alunos.
O mega-questionário faz parte das ações do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), que irá avaliar todos os alunos destas séries (cerca de 1,8 milhão). De 22 de setembro a 7 de outubro os professores deverão acessar o site da Secretaria (www.educacao.sp.gov.br) e participar da pesquisa. Os professores de 6ª e 8ª do Fundamental e de 3ª do Médio serão de língua portuguesa, matemática e ciências (física, química e biologia no Médio). Além dos professores, supervisores e diretores de escola poderão responder aos questionamentos. “Estamos ouvindo a rede. Com as notas do Saresp, vamos avaliar os fatores associados à aprendizagem para, assim, identificarmos o que faz efeito para melhorar a Educação”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
Os questionários de fatores associados à aprendizagem são realziados nas avaliações brasileiras, mas pelas primeira vez acontecerá com toda a rede de professores, exatamente na maior rede do Brasil.
“Resolvemos facilitar o acesso e, em vez de mandar em papel, disponibilizamos via internet toda a pesquisa”, diz a secretária Maria Helena.
O sistema produzido pela Secretaria permite que o professor tenha uma semana para responder às indagações. Pode-se responder em partes, já que a cada página salva-se o já respondido. Além do questionamento aos professores, diretores e supervisores, os cerca de 2 milhões de alunos que participarão do Saresp receberão, com cerca de um mês de antecedência, questionários para levar para casa. Eles e os pais destes alunos deverão responder às perguntas da Secretaria.
“Estamos ouvindo todo mundo que interfere em educação. Com o Saresp teremos o mapeamento da aprendizagem dos alunos. Ainda teremos os questionários dos educadores e o levantamento dos pais”, finaliza a secretária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Super-ricos entram em 2026 concentrando mais riqueza que metade da população mundial

Relatório revela disparada histórica das fortunas e expõe impactos...

Aos 70 anos, moradora do Parque Santa Bárbara aprende a ler com apoio da Fumec

Campinas se destaca na educação ao avançar na erradicação...

USP abre inscrições para cursos online gratuitos de programação para meninas e professoras

Duas iniciativas da USP estão com inscrições abertas para...

Prazo para pedir isenção de taxa do Enem 2025 termina nesta sexta

O prazo para os interessados solicitarem a isenção da...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade