Noite de autógrafos em 28 de outubro terá homenagem aos colaboradores
Albertina Duarte, Maria Ignêz Saito, Cléa Palatnik Pilnik e Paulo Gaudêncio
Profissionais que trabalham com adolescentes encontram hoje no mercado dezenas de publicações com explicações sobre as vantagens do trabalho em grupo com esse público. Mas como fazer isso? Quando? Quais ferramentas utilizar? A fim de responder a esses e a outros muitos questionamentos, detalhando passo-a-passo o trabalho de dinâmica de grupo com jovens nas mais diversas situações e faixas etárias, as psicólogas Dra. Maria Regina Domingues de Azevedo e Vânia Martins Magdalena de Mello lançam em outubro o livro “Trabalhando em Grupo com Adolescentes: um Guia Prático para o Dia-a-Dia”.
Publicada pela Editora Atheneu, a obra utiliza linguagem acessível a fim de servir como verdadeiro guia prático para professores dos Ensinos Fundamental II e Médio, educadores em geral, assistentes sociais, médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais que atuem com público jovem. O objetivo é preencher lacuna do segmento que trabalha em grupo com adolescentes, com proposta de ações preventivas e educativas. “Hoje se fala muito sobre trabalhar em grupo com adolescentes, mas poucos sabem como fazer. O tema é facilmente encontrado na internet, mas na maioria das vezes utiliza idéias de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) do universo empresarial. São raríssimas as publicações e metodologias de trabalho em grupo com adolescentes nas áreas de saúde e educação. O que temos são adaptações do mundo corporativo às necessidades e à realidade do educador ou do profissional de saúde”, explica a autora Dra. Maria Regina Domingues de Azevedo, que é professora na Faculdade de Medicina da Fundação do ABC e psicóloga no Ambulatório de Hebiatria (especializado em adolescentes).
Com 237 páginas divididas em sete capítulos, “Trabalhando em Grupo com Adolescentes” aborda em detalhes temas como tempo para cada dinâmica, tipos de materiais de apoio, tipos de atividade e espaço físico ideal para cada uma e sugestões de temas segundo os objetivos do educador / profissional de saúde, além de dicas sobre como conduzir o grupo – inclusive em situações mais delicadas, que causem constrangimento e inibam a participação dos jovens. “A proposta é facilitar. Fazer com que os profissionais utilizem o trabalho em grupo, uma vez que na adolescência o grupo é a referência”, acrescenta a autora Vânia Martins Magdalena de Mello, psicóloga com especialização em adolescência.
Retorno garantido – Característica marcante do público adolescente é o fato de os jovens andarem em grupo. A reunião em dinâmicas e atividades compartilhadas traz vantagens como:
– Facilidade em atingir maior número de indivíduos.
– Maior objetividade. O trabalho em grupo é fundamentalmente baseado em vivências e as vivências raramente são esquecidas. “Dificilmente um indivíduo esquece como adquiriu uma cicatriz no joelho. Normalmente ele lembra de todo o episódio até o acidente, pois se trata de uma vivência pessoal”, exemplifica Dra. Maria Regina Azevedo.
– Fixação da mensagem. A mensagem é mais clara no trabalho em grupo, o que aumenta a probabilidade de que seja assimilada e disseminada.
– Aspecto lúdico. As atividades compartilhadas não têm formato de sala de aula ou de consultório. Isso deixa o adolescente mais à vontade para participar, expor suas idéias e pontos de vista.
O prefácio do livro é assinado pela coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo e consultora da OPAS/OMS, Dra. Albertina Duarte, enquanto a apresentação está sob responsabilidade da Dra. Maria Ignêz Saito – uma das precursoras do Serviço de Adolescência do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP. As “orelhas” contam com a percepção da psicanalista e membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise, Cléa Palatnik Pilnik, e do psiquiatra especializado em trabalho em grupo com adolescentes, Dr. Paulo Gaudêncio.
Noite de Autógrafos – “Trabalhando em Grupo com Adolescentes: um Guia Prático para o Dia-a-Dia” será lançado oficialmente em 28 de outubro (terça-feira), das 19h às 22h, em noite de autógrafos na Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1731, Jardins – SP). Além das autoras, os quatro profissionais que participam do livro confirmaram presença.
No ABC Paulista, a Faculdade de Medicina do ABC também fará cerimônia de lançamento. O ato será em 30 de outubro (quinta-feira), às 11h, no prédio do CEPES (Avenida Lauro Gomes, 2000, Vila Sacadura Cabral – Santo André).




