Dirigido aos alunos da Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo, o Concurso visa valorizar a pesquisa, o conhecimento e o intercâmbio cultural
Com o apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a Organização Feminina WIZO de São Paulo realiza a mais uma edição do Concurso, ação direcionada aos alunos dos cursos fundamental e médio da rede estadual de ensino com o objetivo de desenvolver sua criatividade, propiciando a realização de trabalhos artísticos, além de promover o intercâmbio entre Brasil e Israel.
O tema “BRASIL / ISRAEL – Flores e Frutas” tem como foco principal motivar o aluno a refletir e a pesquisar sobre o contraste entre a variedade e beleza exuberantes da flora brasileira e o surpreendente fato de que um país pequeno, como Israel, com mais de 40% de seu território em zona árida e semi-árida, vem obtendo excelentes resultados no cultivo de flores e frutas nativas e não-nativas, triunfo do engenho humano. O aluno deverá desenvolver sua obra destacando os paralelos entre os dois países e sua relação com o mundo. Os participantes são convidados a desenvolver trabalhos plásticos – pintura em tela ou cartolina, desenho ou mosaico medindo 50cmx70cm – e, orientados por seus professores, expressar sua visão e percepção do tema proposto.
Considerável número de trabalhos já foi entregue, devendo as obras ser julgadas por dois júris: Aberto e Oficial. o Aberto, no dia 28 de outubro, às 14h30, na instituição – formado por ativistas, voluntários e interessados de um modo geral -, e o Oficial, composto por pessoas de destaque na área cultural e artística, que acontece em 30 de outubro, às 10h30, na sede da entidade. As obras selecionadas através do julgamento serão premiadas em cerimônia no auditório da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, no dia 11 de novembro, às 14h30 (Praça da República, 53).
O Concurso conta com patrocínio do Bradesco, tem curadoria e coordenação de Sema Petragnani, com apoio de Rosa Motta e ativistas, e tem como uma das idealizadoras e constante trabalhadora até os dias de hoje, a presidente de honra da WIZO São Paulo, Sulamita Tabcof.
Os prêmios são: viagem aérea para Brasília com estada de três dias e city tour para o aluno e professor em 1º lugar, MP3 Players Dynacom, videogames Dynavision Radical, kits de pintura e livros de acordo com a classificação, e, ainda, sorteio de um Home Theater Dynacom durante a solenidade de premiação.