População idosa de Sousas já conta com atendimento médico especializado
A população mundial está envelhecendo e no Brasil não é diferente. A taxa de fecundidade está caindo, cada vez mais, e o número de idosos não pára de subir. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), a população de idosos, hoje, é de 15 milhões de pessoas.
Esse grupo teve um crescimento de 17%, entre 1990 e 2000. A estimativa é de que até o final de 2020, haja 30 milhões de idosos entre nós.
E quando a população de um país começa a envelhecer e num ritmo tão frenético quanto este, as autoridades precisam estar atentas para implantar políticas públicas para melhorar a qualidade de vida na terceira-idade.
Com o aumento na expectativa de vida dessa faixa da população, a medicina também se renova para dar suporte e um acompanhamento mais efetivo. A partir desse novo cenário, chegou ao Brasil a Geriatria.
Mas o que é Geriatria?
Geriatria é uma especialidade que cuida da prevenção e tratamento de problemas fisiológicos, metabólicos, físicos, psíquicos e emocionais inerentes a terceira idade. Essa especialidade existe em países como os Estados Unidos e Europa há muito tempo, mas no Brasil chegou há apenas 20 anos.
De acordo com o Dr. Carlos Alberto Santiago, geriatra, “A geriatria é uma especialidade clínica já reconhecida até mesmo pela população mais carente, pois se o idoso tem um problema de hipertensão arterial, procura um cardiologista; se tem também diabetes, procura um endocrinologista, se ainda tem um problema articular, neurológico, depressão ou outros, acaba tendo que ter acompanhamento de vários profissionais médicos, cada um com seus medicamentos para os casos em questão. Aí, o idoso passa a usar uma lista sem fim de medicamentos, muitas vezes com inúmeros efeitos colaterais e interações medicamentosas indevidas, por não ter um médico ‘organizador’ em todas estas patologias”.
Dr. Carlos diz ainda, que nunca houve interesse da classe médica em tratar essa população, por preconceitos e tabus injustificados, e com isso poucos profissionais se especializaram nessa área. Além disso, o médico geriatra precisa solicitar constantemente exames complementares, o que eleva o custo dos planos de saúde, que optavam por outros profissionais para cuidar do idoso.
“Através de avaliações e consultas regulares, exames laboratoriais, de imagens e testes de avaliações neuropsicológicas, podemos chegar bem próximo de quase todos os diagnósticos do indivíduo idoso, e aí propormos um tratamento eficaz usando a mínima quantidade de medicamentos, informa o médico.
Devido à grande procura por essa especialidade e um atendimento qualificado na região, o Dr. Carlos está abrindo um consultório em Sousas. Ela já atua, há quase 10 anos, na Clínica de Repouso Naturalis, cuidando da saúde dos idosos.
Dr. Carlos Alberto Santiago é formado, como médico geriatra, pela USP, é membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Além disso, é coordenador do Departamento de Clínica Médica do Hospital Sírio-Libanês e da Santa Casa de Itatiba.
Serviço:
Rua dos Expedicionários, nº 616 – Telefone é 3258-8160.
Francisco Lima Neto
ola!!!
Feliz Aniversario!!!
47 anos (bom demais envelhecer)
Sinal de vida, e vc sabe muito bem
disso.Pq é sua especialidade, e feita
com muito carinho.
Bjs…saudades…td de melhor pra vc…