30.9 C
Campinas
quinta-feira, setembro 19, 2024

ADIn dos bancos é contra o consumidor

Data:

Após uma infinidade de adiamentos, o Supremo Tribunal Federal (STF) postergou mais uma vez, em virtude do pedido de vistas dos autos do ministro Eros Grau, o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) movida pela Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif) que busca excluir as instituições financeiras e securitárias da incidência do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Durante a sessão, o presidente do Supremo, ministro Nelson Jobim, apresentou seu voto que, no entender do Idec, é desfavorável ao consumidor. Isso porque foi mais abrangente na exclusão do CDC do que o voto do ministro Carlos Velloso, relator da questão, que apontava como único fator excludente do Código a fixação de juros. \”Jobim deixou somente serviços irrelevantes para o CDC\”, opina Marcos Diegues, gerente Jurídico do Idec.
Vale lembrar em 17 de abril de 2002 o presidente do STF pediu vista dos autos, mantendo-os consigo por aproximadamente quatro anos.
Os recentes votos de Jobim e Velloso, somam-se ao do ministro Néri da Silveira, já aposentado, que votou pela improcedência da ação. Faltam ainda os votos de oito ministros para encerrar o julgamento. \”Esperava-se que, após quatro anos no STF, nenhum ministro, ainda que recém-empossado, tivesse dúvidas quanto ao processo. Retomado o julgamento, que fosse levado até o fim\”, afirma Diegues. Grau se comprometeu a devolver os autos no prazo regimental, que é de duas sessões. \”A expectativa é que ele cumpra o prometido\”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...

Plano Diretor: população tem duas datas para rever minuta

A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363