Nesta terça-feira, 2 de dezembro, a partir das 7h, o Projeto Nine Street, formado por moradores da região do Jardim São Marcos, em parceria com a CEASA – Centrais de Abastecimento de Campinas -, irá plantar cinquenta mudas de árvores na Vila Esperança, região do Jardim São Marcos.
Segundo o idealizador do projeto, Ney Hamilton de Oliveira, além dos benefícios ao meio ambiente, a plantação das árvores tem como objetivo embelezar a avenida e dar sombra e abrigo aos “carroceiros”, profissão muito comum no bairro.
As mudas serão plantadas na Avenida Uriassu de Assis Batista, linha do ônibus 312, única rua asfaltada da Vila Esperança. Além dos membros do Projeto Nine Street, a ação também irá contar com a participação de moradores e associações de bairro.
Projeto leva conscientização ambiental a moradores da periferia de Campinas
Além de ensinar às crianças a respeitar o meio-ambiente, não jogar lixo nas ruas e a separarem os resíduos para reciclagem, o Projeto Nine Street visa levar qualidade de vida dos moradores do bairro, garantindo a saúde e o bem-estar da população, por meio de ruas e praças mais limpas, além da reciclagem e reaproveitamento do lixo.
O projeto teve início em julho deste ano e já conta com a colaboração de grande parte dos moradores. “Muita gente tem vindo até mim para saber como pode participar e para elogiar nossa iniciativa. As crianças se reúnem em frente à minha casa para que eu possa explicar, passar informações e ensinar a elas como agir para preservar o nosso meio. Procuro mostrar que, começando pela preservação do local onde moramos, já estamos fazendo a nossa parte em prol de todo o meio ambiente”, conta Tamíris.
A idéia dos idealizadores é que, em pouco tempo, o projeto consiga cumprir os requisitos necessários para se transformar em uma organização não-governamental, e levar conscientização ambiental a um número cada vez maior de crianças e adolescentes. Mais informações sobre o “Nine Street” estão disponíveis no endereço eletrônico www.9street.com.br.
Levar conscientização ambiental aos moradores do bairro Jardim Campineiro, principalmente a jovens e crianças carentes. Com esse objetivo, a jovem Tamíris de Oliveira, de apenas 18 anos, se desdobra em meio aos estudos e à vida adolescente para comandar um importante trabalho junto à sua comunidade. A menina, ao lado do pai, Ney Hamilton de Oliveira, está à frente do projeto Nine Street, cujo nome se refere à Rua Nove, onde vive a família. O objetivo é expandir o trabalho ambiental, até o início do ano que vem, para outros bairros da região, como São Marcos, Santa Mônica, Vila Esperança e Recanto da Fortuna.