Zôo do Tropical Manaus, maior eco-resort da região Norte, recebe 12 mil pessoas ao mês
Os zoológicos de todo o País despontam como um dos locais mais freqüentados por moradores e turistas de passagem pelas cidades brasileiras. Cerca de 13 milhões de pessoas visitam esse espaço anualmente, público superior ao dos campeonatos de futebol. Na capital manauara, o zoológico da Rede Tropical recebe em média 12 mil visitas por mês, número que o coloca entre os mais procurados para lazer e diversão.
A informação é da bióloga Dayse Campista, diretora do zoológico do Tropical Manaus, ambiente credenciado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Os dados fornecidos pela diretora são do livreto “Jardins Zoológicos Brasileiros”, da Sociedade de Zoológicos do Brasil (SZB).
“Esta publicação traz uma pesquisa sobre a evolução e a real situação dos zoológicos desde 1995, e o que mais chama a atenção é o volume de público que visita esses espaços”, diz Dayse. De acordo com o livreto da SBZ, o zoológico é o local de maior diversão de massa do País. “O bom disso é que eles têm uma característica educativa e familiar” completa.
O zoológico do Tropical Manaus, segundo a bióloga, possui uma característica muito peculiar, que o diferencia dos existentes no resto do Brasil. “Além de ser localizado no meio da Floresta Amazônica, grande parte das espécies se alimenta com comida da própria natureza. Isso é fruto de um trabalho de plantio de árvores frutíferas que realizamos no local, juntamente com funcionários e hóspedes”, destaca.
Dayse informa ainda que o zoológico virou um Centro de Conversão e Educação Ambiental, abrigando, atualmente, mais de 100 animais de 70 espécies diferentes da fauna amazônica: “Antigamente, os zoológicos eram locais apenas para exposição, o conceito mudou e o nosso espaço, destinado a isso, serve para educar, conscientizar e conservar as espécies”, explica.
Com uma área de mais de 20 mil metros quadrados, o zoológico do Tropical Manaus foi criado em 1976, composto por uma fauna 100% amazônica, que engloba aves, mamíferos e répteis, sendo que as que mais chamam a atenção dos visitantes são: onças, capivaras, quatro espécies de macacos (Prego, Cheiro, Aranha e Barrigudo) e jaguatirica.
Todas as visitas realizadas no zoológico do Tropical Manaus são acompanhadas e monitoradas pela bióloga. O horário de funcionamento do local é das 7h às 17h. Mais informações acesse www.tropicalhotel.com.br