A última Quarta Cultural do ano homenageia a cidade e terá programação especial de Natal com entrada franca, dia 10, às 20h
Reunir artistas e valorizar a arte campineira. Essa é a proposta da 11ª Quarta Cultural do Clube Semanal de Cultura Artística, Campinas de Todas as Artes, que será realizada no dia 10, às 20h, com entrada franca. O evento reunirá, na mesma noite, artes plásticas, música, dança e poesia, sendo que em algumas das apresentações os artistas homenagearão Campinas. O evento Campinas de Todas as Artes será na sede social do Clube Semanal de Cultura Artística, localizada na Rua Irmã Serafina, 937, Centro.
A programação da noite começa com os Solistas líricos da Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (ABAL) que apresentarão alguns dos mais belos cantos natalinos. A coordenadora do projeto Quarta Cultural, e mezzosoprano Vera Pessagno Bréscia, divide a cena com tenor Alcides Acosta e com o barítono Nelson Nicola Dimarzio. No repertório, músicas tradicionais como White Christmas, Cidade Santa, Adeste Fideles, Jingle Bells, Gloria, Amazing Grace e Noite Santa. Para encerrar a cantata, o hino universal do Natal, Noite Feliz, de Franz Gruber e Joseph Mohr, terá suas estrofes cantadas em alemão, latim, português e em italiano.
A partir daí, artistas da dança, poesia e artes plásticas iniciam a homenagem à Campinas. Bailarinas do Grand Ballet Academia e da Escola de Dança Arquidiocese de Campinas apresentarão as coreografias Homenagem a Carlos Gomes e Homenagem ao Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), com músicas escolhidas pelo spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Artur Huf. As duas coreografias têm a assinatura da bailarina Lílian Judith.
Entre uma dança e outra a poetisa Geni Fuzatto declamará suas obras inéditas escritas especialmente para o ballet, também em tributo à cidade. Suas poesias fazem parte do livro Campinas de todas as Artes, da editora Print Máster, organizado pelo Centro de Poesia e Arte de Campinas, cujo pré-lançamento fará parte da programação da noite. O livro reúne 54 obras entre poesias, crônicas e contos de artistas do Brasil.
Para compor com as danças, o Grupo de Artistas Plásticos Impressionistas do Brasil e o Centro Campineiro de Artes Folclóricas encerrarão a noite com uma exposição sobre o mesmo tema. A artista plástica e curadora da Galeria de Artes Lélio Coluccini da Academia Campinense de Letras, Marly Stracieri, destaca uma de suas obras presentes na exposição: Homenagem à bailarina, retrato de Lílian Judith, em óleo sobre tela.




