Enquanto a maioria das escolas particulares de SP cai na avaliação, outras crescem e se destacam
O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado obtido pelas escolas no Exame Nacional do Ensino Médio, Enem. O relatório aponta queda no rendimento na rede particular do Estado de São Paulo. O exame avalia o ensino médio em todo o país e pode garantir pontos para a entrada na universidade.
O Enem é composto de uma prova objetiva, com 63 questões e uma redação, ambas avaliadas com notas que variam em uma escala de 0 a 100. O desempenho dos colégios particulares diminuiu 13,1 pontos em relação a 2007, o que levou o Estado passar do 1.º para o 3.º lugar no ranking nacional. O mau desempenho se deve à prova objetiva, no ano anterior foi de 71,6, enquanto neste ano 58,5.
São Paulo tem a maior rede particular do Brasil. O número de alunos no ensino médio chega a 250 mil, segundo o MEC. Isto representa mais de 20% de todos os estudantes desse nível educacional em escolas privadas brasileiras. Neste ano houve a presença de aproximadamente 60 mil participantes que estavam no último ano do ensino médio da rede.
Uma luz no fim do túnel
Mesmo com a queda de desempenho, algumas escolas driblam o cenário e crescem na avaliação do MEC. O colégio San Conrado, nos dois últimos anos, subiu duas posições no ranking do Enem e hoje está entre as dez melhores de Campinas.
A união de um método educativo eficaz e a relação humana entre alunos e professores, forma o pilar de sucesso do San Conrado. “Acredito que esse bom desempenho seja o resultado de uma cultura do atendimento personalizado. Porém, o principal motivo é a relação humana entre professor e aluno”, declara Érico Nery, diretor administrativo do colégio.
A metodologia usada é simples, une turmas pequenas e atendimento personalizado com estímulo ao estudo. “Realizamos simulados, provas semanais, plantões de dúvidas diários e aulas de raciocínio lógico é não restringir a avaliação do aluno a um único momento, como uma prova bimestral, por exemplo,”, explica Nery.
Em 2009, a escola comemora dez anos de criação e neste período aumentou a grade de estudos disponibilizada ao aluno. A proposta inicial de curso pré-vestibular, com o Professor Chico Nery, um dos grandes nomes da matemática no ensino médio e pré-vestibular, logo foi ampliada. Hoje conta com turmas de ensino fundamental e médio. Cada classe tem limite de 20 alunos, o que favorece o aprendizado dos estudantes.
O colégio San Conrado, em Sousas, conta com biblioteca, salas de informática e auditório para eventos. O ambiente aconchegante e seguro faz da escola uma extensão da casa. Como parte das políticas sociais, é oferecida para a sociedade o programa de bolsas de estudos, em que os alunos de escolas públicas que apresentam melhor rendimento no boletim são elegíveis ao benefício.
O sentimento de um ensino eficaz ainda é presente naqueles que formaram-se ali. Raoni Mammana, ex-aluno, hoje formado em Design, diz que o clima familiar e o ensino de qualidade o ajudaram a passar no vestibular. “Minha passagem pelo San Conrado foi bastante animadora, era a extensão da minha casa. O ambiente aliado aos professores, que muito me ensinaram, ajudaram-me a entrar na faculdade que eu sempre quis fazer”, afirma o design.
Os pais interessados em matricular os filhos no San Conrado devem se apressar. O período de matrículas foi estendido até o final de janeiro. O início das aulas acontece no mesmo mês. O colégio fica na rua João Leone, 155, no Jardim Rosana, em Sousas. Contatos pelo telefone (19) 3258 4710.
Eder Gonçalves