Representantes de governos dos países sul-americanos estarão reunidos nesta quinta (04) e sexta-feira (05) na VI Conferência Sul-Americana de Migração, realizada em Assunção, Paraguai. No evento serão discutidos temas relacionados aos direitos humanos de imigrantes de países latinos.
\”Desde a colonização, a América do Sul foi receptora de estrangeiros os quais tiveram tratamento digno em nossos países. Agora nós esperamos que seja dado o mesmo tratamento aos emigrantes latino-americanos também\”, comenta o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, chefe da delegação brasileira que estará em Assunção.
Atualmente existe 1,5 milhão de estrangeiros que vivem no Brasil e aproximadamente 3,5 milhões de brasileiros no exterior, principalmente nos Estados Unidos, países da Europa, Japão, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Paraguai. Para o secretário-executivo do MJ não é correto que as pessoas sejam tratadas como criminosas por estarem ilegalmente em outros países.
Durante o seminário será elaborado um documento de propostas que deverá ser apresentado na Assembléia Extraordinária Geral das Nações Unidas, no mês de setembro, em Nova Iorque.