Com 22 anos, a atacante se torna a maior vencedora na Fifa ao lado de Brigit Prinz.
O futebol feminino brasileiro, apesar das limitações estruturais e da falta de patrocínio, continua dando orgulho ao País. Na última segunda feira, dia 12 de janeiro, a atacante Marta foi premiada pela terceira vez consecutiva com o troféu de melhor jogadora do mundo, no evento Fifa Gala realizado na cidade suíça de Zurique, na Suíça.
Com apenas 22 anos, a alagoana de Dois Riachos, foi coroada, pela principal entidade de futebol no mundo, pela terceira temporada. Melhor do mundo nas temporadas de 2006 e 2007, ela também se torna a maior vencedora na Fifa ao lado da alemã Brigit Prinz.
Marta alcança outra marca de destaque no futebol mundial, e entra em uma seleta lista de craques, além dela e Prinz, apenas outros dois atletas foram ‘tricampeões’ no prêmio da Fifa: o brasileiro Ronaldo, eleito nos anos de 1996, 97 e 2002, e o francês Zinedine Zidane, que levantou a taça em 98, 2000 e 2003.
Em 2008, Marta conquistou apenas um título: o campeonato sueco, pela quarta vez. A brasileira ainda foi vice-campeã dos Jogos Olímpicos de Pequim, que certamente foi a derrota mais amarga do ano para a jogadora. Conquistou ainda o segundo lugar na copa da UEFA, principal torneio europeu feminino, onde perdeu a final para o Frankfurt, de Prinz.
A atacante confirmou também, nesta segunda, que não continuará na Suécia em 2009. A brasileira deixará o Umea após cinco anos e disputará o Campeonato Norte-americano pelo Los Angeles Sol.
Francisco Lima Neto




