Antigamente a Publicidade na TV aberta era vista como algo que garantia o benefício de se poder assistir a uma boa programação. A famosa frase “Esse programa é um oferecimento de…” era muito utilizada. E queria dizer literalmente isso mesmo, você está assistindo a esse programa, sem pagar nada por ele, graças aos patrocinadores (ou anunciantes) da programação. Você era exposto ao conteúdo publicitários durante os intervalos comerciais, mas isso era um mal necessário para garantir a gratuidade da programação.
Hoje esse paradigma foi totalmente revirado e ainda estamos esperando a poeira abaixar para entender melhor como tudo vai ficar. A TV aberta está perdendo espaço para a TV por assinatura, que já não apresenta o mesmo benefício de gratuidade para compensar pela exposição publicitária. Portanto o espaço deve ser utilizado com cuidado, algo deve substituir o benefício que era oferecido na TV aberta, mas ainda não apareceu nada que possa ser classificado como tal.
Com relação à Internet ainda estamos por ver a grande revolução em relação à combinar publicidade com conteúdo e benefícios aos usuários. Alguns produtos muito populares são no fundo muito ruins tanto para o anunciante como para o usuário. Um exemplo são os mecanismos de busca, em geral o parâmetro de avaliação de uma boa busca realizada por um desses mecanismos é a quantidade de ocorrências encontradas em um pequeno intervalo de tempo. Fiz uma busca por “enfeites de lareira” e recebi de volta mais de 20 mil resultados em 0,37 segundos! Uau, totalmente inútil, consegui avaliar no máximo 30 a 40 desses resultados e não achei nada que realmente me interessasse. É um serviço muito ruim!
Para o anunciante o serviço é também muito ruim. O foco da Internet tem sido o baixo custo do anúncio e uma grande exposição. Só vale anunciar se a exposição estiver na casa dos milhões. Mas o que adianta expor para milhões de pessoas que não podem consumir meu produto ou serviço? Na mesma busca que eu realizei observei que existia um anunciante vendendo lareiras elétricas, só que a loja fica em outro estado e eu certamente não vou encomendar uma lareira elétrica pela Internet. Mas o anunciante teve que pagar pelo direito de aparecer quando alguém faz uma busca procurando por “lareira” e clica no link dele, mesmo que essa pessoa nunca vá comprar nada dele… E isso deve acontecer milhões de vezes por dia!
Portanto ainda aguardamos pela grande revolução da publicidade, principalmente na Internet. Precisamos combinar o benefício pela exposição à publicidade que existe na TV Aberta com a capacidade de chegar no público alvo de interesse. Aguardamos projetos inovadores que consigam fazer essa ligação.
Plínio Vilela
http://vilela.ydoo.com.br
Empresário e Professor Universitário