19.9 C
Campinas
sexta-feira, novembro 22, 2024

Tratamento do câncer de mama em um dia

Data:

Surge mais uma novidade no tratamento do câncer de mama. Trata-se da cirurgia associada à Radioterapia Intra-operatória, um ato inovador em que a paciente realiza a radioterapia durante a retirada do tumor, evitando a necessidade de irradiação posterior. A técnica, criada pelo cirurgião italiano Humberto Veronezzi, é realizada em Campinas pela equipe de médicos do Instituto de Mama Campinas. O primeiro procedimento aconteceu no último mês de agosto e foi um dos primeiros desse porte realizado no Brasil. Desde então, outras três pacientes já se beneficiaram da técnica.
Há alguns anos estuda-se a possibilidade de realizar esse tipo de radioterapia, transformando o demorado tratamento de câncer de mama, posterior à cirurgia, no \”Tratamento do Câncer de Mama em um só dia\”. Mais de 500 mulheres já foram submetidas a esse procedimento no Instituto Europeu de Milão, na Itália, centro de referência mundial no tratamento do câncer de mama. O mastologista e professor da Unicamp Henrique Brenelli, diretor do Instituto de Mama Campinas, esteve em Milão, no mês de junho, e pôde acompanhar a execução de vários casos. No Brasil foram realizados, até agora, cerca de dez casos recentes. Outros importantes centros na Europa e nos EUA também estão realizando o procedimento.
Atualmente, toda portadora de câncer de mama que é submetida a uma cirurgia conservadora (onde se retira apenas parte da mama) deve realizar tratamento complementar com radioterapia sobre a mama operada. \”A radiação visa destruir algumas células que possam ter sido deixadas na área da cirurgia ou possíveis focos em outros locais da própria mama\”, ensinam os mastologistas. Segundo eles, a aplicação da radioterapia permite reduzir em média três vezes as recorrências locais. Na radioterapia convencional, a paciente deve receber, cerca de 30 dias após a cirurgia conservadora, doses de radiação diárias que se estendem por um período de cinco a seis semanas. \”Muitas cidades não contam com serviços de radioterapia e isso implica, na maioria dos casos, além de um custo grande no que se refere ao transporte e hospedagem, o enfrentamento de \’filas\’ para receber o tratamento, o que acaba retardando e diminuindo seus resultados\”, afirmam os especialistas. Um outro agravante é que, em geral, a realização da radioterapia concomitante a quimioterpia (necessária na maioria dos casos) pode tornar o tratamento extremamente tóxico, com uma série de efeitos indesejáveis à saúde da paciente.
Além de ser seguro, o procedimento tem outras vantagens, entre elas a garantia de irradiar somente a parte da mama afetada pela doença, sendo o restante do órgão preservado dos efeitos colaterais da radiação como dores, vermelhidão ou queimadura da pele e inchaço. Além disso, há que se destacar a praticidade, a diminuição do custo para a paciente, a rapidez com que é executado, além de não postergar o início da quimioterapia. Segundo os mastologistas, este tratamento marcará uma nova fase na abordagem do Câncer de Mama.
Os médicos frisam que estudos definitivos com o intuito de ratificar a eficácia do método estão sendo conduzidos internacionalmente. Os EUA e a Itália estão à frente desses estudos. \”Campinas mostra-se na vanguarda quando o assunto é tratamento de câncer de mama seguro e rápido\”, afirmam os médicos.
O câncer de mama representa o tumor maligno mais freqüente entre as mulheres. Uma em cada oito mulheres pode ter o câncer de mama se levarmos em conta a expectativa de vida de mais de 80 anos. Embora a doença esteja aumentando sua incidência a cada ano quando descoberta em sua fase inicial (na qual os tumores são menores que dois centímetros), as chances de cura chegam a praticamente 100%.
Em 2003 foram constatados no Brasil 42 mil novos casos de câncer de mama, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Em todo o mundo, cerca de um milhão de mulheres descobrem anualmente que estão com câncer de mama, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Estados Unidos confirmam primeiro caso de nova variante da mpox

O Departamento de Saúde Pública da Califórnia, nos Estados...

Ministério da Saúde conclui distribuição de imunizantes contra Covid-19 para 11 estados

O Ministério da Saúde concluiu a distribuição das doses...

Conhecimento e aprendizado marcam o Curso Latino-Americano de Topo-Tomografia em Sousas

O Curso Latino-Americano de Topo-Tomografia, realizado em Sousas, nos...

Vírus zika pode voltar a se replicar após recuperação, aponta estudo

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363