A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) já iniciou as obras do Corredor Viracopos – um conjunto de melhorias em 10 pontos de parada do transporte público.
O primeiro ponto a receber as melhorias fica na Avenida João Jorge, em frente ao 8º Batalhão de Polícia Militar, no sentido bairro-Centro.
Neste ponto, os usuários do transporte público contarão com novos abrigos, plataformas elevadas a 28 cm da via para facilitar o embarque, tratamento nas calçadas e no piso para garantir acessibilidade (implantação de rampas e piso podotátil). Até o final deste mês, os serviços serão concluídos neste ponto.
Antes das obras, o ponto do 8º Batalhão tinha capacidade para receber entre 2 a 3 ônibus e, com a conclusão dos serviços, poderá receber, com conforto, até 5 veículos do transporte público, garantindo mais agilidade e conforto no embarque/desembarque, além de mais espaço para a circulação dos usuários que contarão com cerca de 150 metros de calçadas.
Durante as obras, foi criado um ponto de parada provisório próximo ao local para atendimento dos usuários.
Esse será apenas o primeiro de 10 pontos, no trecho entre a Avenida João Jorge e a Avenida Prestes Maia (na altura do Jd. do Lago), chegando até o Jardim Nova América, que serão beneficiados com as melhorias.
De acordo com a EMDEC, os investimentos nas melhorias dos Corredores (Amarais e Viracopos juntos) somam recursos na ordem de R$ 807.474,72. Só as melhorias no Corredor Viracopos chegam a R$ 468.307,65.
Os recursos são provenientes do Governo Federal, liberados por meio de emenda parlamentar da deputada federal, Aline Côrrea (PP-SP), com contrapartida da Prefeitura de Campinas.
Conheça os pontos que serão beneficiados neste Corredor:
– Parada 1 – Av. João Jorge, próximo ao 8º Batalhão de Polícia Militar, em ambos os sentidos;
– Parada 2 – Av. Prestes Maia, próximo ao Posto Ipiranga – junto à faixa de pedestres, em ambos os sentidos (Centro-bairro e bairro-Centro);
– Parada 3 – Av. Prestes Maia, próximo à Ponte do Piçarrão (altura do número 780), no sentido bairro-Centro; e na altura do 749, no sentido inverso (Centro-bairro);
– Parada 4 – Av. Prestes Maia, próximo à passarela, na altura do Jd. do Trevo (ambos os sentidos);
– Parada 5 – Marginal da Rodovia Santos Dumont, próximo ao posto Ipiranga e Mercedes Benz, no Jardim Nova América (ambos os sentidos)
Corredor Viracopos
O Corredor Viracopos compreende basicamente as Avenida João Jorge e Prestes Maia. O trecho entre as avenidas tem extensão de 2,5 km.
Vinte e seis linhas do transporte público passam pelo Corredor, com fluxo de 110 veículos/hora/sentido. Mais de 90 mil usuários/dia passam pelo corredor, utilizando o transporte público.
O Corredor é caracterizado por um grande número de empresas de serviços e comércio até chegar na Rodovia Anhanguera, onde passa a ter forte influência industrial até o Aeroporto Internacional de Viracopos. Também se destaca por ser o principal acesso à Campinas. Ao longo do Corredor Viracopos existem 15 bairros.
Vantagens para os usuários e para cidade
A proposta de implantação do conceito de corredores em Campinas trará inúmeras vantagens à cidade e aos usuários.
Aos usuários, porque garantirá mais segurança, acessibilidade, agilidade e conforto no embarque e desembarque nos pontos de parada que receberão tratamento especial; além de viagens mais rápidas, em razão da prioridade ao transporte público.
Para a cidade, a prioridade ao transporte coletivo deve influenciar, a médio e longo prazos, na ampliação do uso do transporte público por mais pessoas. O que significa menos carros nas ruas, menos poluição e mais qualidade de vida.