18.9 C
Campinas
sábado, fevereiro 28, 2026
spot_img

Prefeitura lança 1º Festival Internacional da Leitura de Campinas

Data:

Em Campinas, 2009 é o ano da leitura. A afirmação, do prefeito Hélio de Oliveira Santos, se refere ao evento que a cidade sedia entre os dias 18 e 26 de abril: o 1º Festival Internacional da Leitura de Campinas (Filc), realizado em parceria pela Prefeitura Municipal e Unicamp, e que pretende incentivar e resgatar o hábito da leitura em pessoas de todas as idades.

“O desafio de criar um modelo de incentivo e descentralização da leitura que seja perpetuado está lançado. Campinas está entre as sete cidades brasileiras que possui o maior número de livrarias, porque tem massa crítica e poder de aquisição de livros, graças à influencia de nossas universidades e escolas, que acabam estimulando gerações a adquirirem o hábito da leitura”, disse o prefeito durante o lançamento do festival na manhã desta terça-feira, dia 24 de março, no Salão Azul do Paço Municipal. O vice-prefeito Demétrio Vilagra, secretários municipais, docentes, vereadores e profissionais ligados à escrita também estiveram presentes.

Durante a cerimônia, a coordenadora do evento pela Administração Municipal, Renata Sunega, apresentou como será a estrutura e funcionamento do Filc. A Estação Guanabara foi escolhida para acolher o evento, que contará com mesas literárias, 50 estandes de editoras, mostra de curta-metragem, além de espaço para apresentações musicais, de cinema e de teatro para todas as idades. Tendas temáticas de gastronomia e infantil também farão parte da programação, que começará todos os dias às 10h e se estenderá até a noite.

A curadoria das mesas literárias, durante os nove dias de Festival, estará sob responsabilidade dos professores doutores Alcir Pécora, Jorge Coli, Carlos Alberto Vogt e Pedro Paulo Funari. São esperados cerca de 140 mil visitantes durante os dias do evento.

Participantes

Alguns nomes já estão confirmados para o Filc, como Affonso Romano de Sant’Anna; Marília Cotomacci; Heloisa Bacellar; Fernando Morais; Juliana Gesuelli Meirelles; Adri Weber; Marcio Pochmann; Moacyr Scilar; Cecília Prada; Flavio Villa-Lobos e Cida Sepulveda.

Os convidados internacionais, Richard Hingley (Inglaterra), Jean-François Barrielle (França) e Juan Lo Bianco (Argentina) também já confirmaram presença. “Esses convidados abordarão assuntos bem específicos e trarão conhecimentos de áreas como editoração para o público”, explicou a coordenadora.

Os interessados mais informações sobre o Filc podem acessar o site: www.filc.com.br. Nele, um blog acompanha todas as novidades do Festival diariamente.

Criações

Durante o Festival será implantada a Gibiteca Digital de Campinas, que posteriormente será disponibilizada na Biblioteca Municipal Manoel Zink. Um espaço para leituras em braile e o projeto Leitura do Céu, onde através de um telescópio, os visitantes poderão conhecer as principais estrelas e constelações, também serão desenvolvidos no evento.

O Filc também receberá doações para a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, mantida pela Prefeitura. Na campanha, poderão ser doados livros infanto-juvenis, HQs e brinquedos educativos. Atualmente, a Biblioteca possui um acervo de 4.382 livros, 1.277 fascículos de gibis e 337 brinquedos educativos.

A partir da realização do 1º Festival será montada uma biblioteca comunitária, aberta diariamente, na Estação Guanabara com acervos da Unicamp e de parcerias firmadas por meio do Festival. A população também terá a oportunidade de doar livros.

Leitura

Para o coordenador do Filc pela Unicamp e pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da instituição, Mohamed Habib, a escrita e a leitura são instrumentos que mantêm a memória, e são responsáveis pelo desenvolvimento intelectual, emocional, criativo e imaginativo.

O pró-reitor ressaltou a importância das escolas investirem e resgatarem as bibliotecas, para que os alunos tenham estímulo e, com isso, nomes de nossa literatura sejam recuperados e conhecidos pelos leitores, como é o caso de Monteiro Lobato (1822-1948) que, neste primeiro ano, será o homenageado do Festival, já que o dia da abertura do evento é a data do aniversário do escritor, ensaísta, jornalista, crítico de arte e de literatura, só para citar algumas profissões dessa ilustre personalidade.

“Temos o dever e a obrigação de devolver à criança e ao adolescente a oportunidade deles imaginarem e criarem a partir da leitura. A parceria entre a Prefeitura e a Unicamp está dentro do conceito de somar e multiplicar para ajudar a desenvolver políticas sociais”, avaliou Mohamed Habib.

O secretário municipal de Educação, Graciliano de Oliveira Neto, lembrou da importância em melhorar o empenho de alunos brasileiros no quesito leitura. “Pela primeira vez a Cultura e a Educação se unem para incentivar a leitura, e isso é essencial para a formação do cidadão e para a diminuição da desigualdade social”, afirmou. “Não fazemos educação sem cultura e vice-versa. Que esse seja o primeiro de vários eventos”, complementou o secretário municipal de Cultura, Arthur Achiles.

Aproximação

E pensando nas próximas edições do Filc, o prefeito sugeriu a participação de autores regionais de várias partes do país, como Amazônia, Mato Grosso do Sul, e da região nordestina. Já para o primeiro evento, Dr. Hélio quer a discussão de propostas para que a Administração Municipal fortaleça a leitura e o acesso aos livros por meio das secretarias e ações descentralizadas, principalmente em bairros periféricos. “Assim estimulamos a leitura na periferia para buscarmos mais igualdade social, principalmente para os que mais precisam”, avaliou.

O prefeito também falou na criação incentivos fiscais para que a população das regiões mais distantes do Centro tenham acesso a ambientes de leitura, seja em praças ou outros espaços. “Por meio da Câmara Municipal, da Administração Municipal e parcerias com a iniciativa privada podemos desenvolver muitas ações nessa área”, ressaltou.

Confira a programação do Filc

Programação das Mesas Literárias

Dia 20/04 – Mesa ACADEMIAS

14h – Geni Dagnone – ACLAFA – Tema: Poetar: uma satisfação pessoal.

15h – Luiz Carlos Ribeiro Borges – IHGGC – Tema: Caminhos da Poesia no século XXI.

16h – Wesley Jorge Freire – Academia Maçônica – Tema: Música e Literatura.

17h – Agostinho Toffoli Tavolaro – Academia Campinense de Letras – Tema: Panorama da Literatura Campinense.

Dia 21/04 – Mesa POESIA:

9h – Curador: Prof. Dr. Carlos Vogt

10h – Rodolfo Guttilla

11h – Mariana Botelho

Mesa ACADEMIAS:

14h – Sérgio Galvão Caponi – Presidente da Academia Campineira de Letras e Artes

15h – José Alexandre dos Santos Ribeiro – Titular de Linguística da PUC de Campinas

16h – Landes Pereira – Membro da Academia Campinense Maçônica de Letras

17h – Paulo Barros Camargo

Dia 22/04 – A literatura e a Leitura hoje

14h – Curador: Prof. Dr. Alcir Pécora

15h – José Mario Pereira – editor da Topbooks, Rio de Janeiro

16h – Alcino Leite Neto – jornalista da Folha de São Paulo e editor do site Trópico (UOL)

17h – Paulo Franchetti – critico literário

Dia 23/04 – Mesa: “Literatura como educação cultural, estética e política na escola”.

10h – Luiz Percival Leme Britto

11h – Norma Sandra Ferreira de Almeida

Mesa: As dimensões históricas do livro

14h – Curador: Prof. Dr. Pedro Paulo Funari

15h – Richard Hingley, University of Durham, Inglaterra

16h – Andrés Zarakin – Universidade Federal de Minas Gerais

17h – João Ângelo Oliva Neto – Universidade de São Paulo

DIA 24/04 – O livro de arte

14h – Curador: Prof. Dr. Jorge Coli

15h – Jean-François Barrielle – diretor da editora Hazan, especialista em livro de arte , Paris, França

16h – Juan Lo Bianco – especialista em editoração de livros de arte – Buenos Aires, Argentina

17h – Augusto Massi – diretor Cosac Naify

Dia 26/04 – Mesa ACADEMIAS

14h – Arita Damasceno Pettená – Presidente da Academia Campineira de Letras, Ciências e Artes das Forças Armadas – palestra Guilherme de Almeida

15h – Expedito Ramalho de Alencar – Presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas

16h – Marly Stracieri – Presidente do Grupo Impressionista do Brasil

17h – Francisco Lientur Millanao Munioz – Academia Campinense Maçônica de Letras

Autores Convidados

19 de abril – 19h – Affonso Romano de Sant’Anna

20 de abril – 15h – Marilia Cotomacci

18h – Heloisa Bacellar

19h – Fernando Morais

22 de abril – 19h – Juliana Gesuelli Meirelles

24 de abril – 15h – Adri Weber

18h – Marcio Pochmann

19h – Moacyr Scliar

25 de abril – 15h – Cecília Prada

16h – Flavio Villa-Lobos

18h – Cida Sepulveda

PROGRAMAÇAO MOSTRA DE CURTAS METRAGENS:

SESSAO MATINE

DESCOBRINDO CAMPINAS, A PRINCESA D´OESTE

CRIANÇAS QUE SONHAM, ROTAS QUE MUDAM

MOCÓ JACK

PICOLÉ, PINTINHO E PIPA

A BRUXINHA LILI

A PONTE

MÃOS DE VENTO E OLHOS DE DENTRO

QUANDO O UNIVERSO CONSPIRA

SESSÃO MOSTRINHA (CURADORIA DE MAURICIO SQUARISI DO NUCLEO DE CINEMA DE ANIMAÇÃO DE CAMPINAS)

NOTURNO

QUEM SABE

CURUPIRA

AMIGAOZÃO

TEM UM DRAGÃO NO MEU BAÚ

O BOTO

SEU DENTE E MEU BICO

A GALINHA PINTADINHA

MATINTA PERERA

MOLECAGEM

PRECIPITAÇÃO

A VELHA A FIAR

SESSÕES: CURTAS CAMPINEIROS E SELECIONADOS

AMOR MAIOR

APRENDENDO A FAZER UM VÍDEO

ALÉM DO MURO DA ESTRADA

NOSTALGICO

A LEI DA VIDA

UMA FOTO

NIETZCHE DIRIGE UM ÔNIBUS EM BARÃO GERALDO

LOOSERS OF ROCK

CINE ZÉ SOZINHO

MENINOS

MORADORES DO 304

NO MUSEU

QUINTAS INTENÇÕES

O ARQUIVO DE IVAN

PROJETO LEITURA DO CÉU –

Dias 18, 21 e 24 de abril das 18h até 21h

Ao anoitecer, na parte externa da gare da Estação Guanabara, será feita uma Leitura do Céu para reconhecimento das principais estrelas e constelações para posterior observação ao telescópio. – Astrônomo Julio Lobo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Marcel Powell apresenta “Só Baden” em Campinas com clássicos eternizados por Baden Powell

Show intimista acontece neste sábado na Rabeca Cultural, em...

Espetáculo “Terras do Oriente” leva o universo de O Corsário ao CEU Thaís Fernanda Ribeiro nesta sexta em Campinas

Apresentação gratuita une balé clássico e influências do Oriente...

Robertinho Silva revisita 60 anos de carreira em noite histórica na Rabeca Cultural, em Campinas

Show reúne convidados e percorre clássicos da música brasileira...

Orquestra Sinfônica de Sorocaba abre processo seletivo para novos músicos em 2026

A iniciativa busca fortalecer o corpo musical da orquestra,...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade