O prefeito Hélio de Oliveira Santos antecipou na manhã desta segunda-feira, dia 30 de março, a apresentação dos planejamentos de ações e de obras de manutenção prioritárias para os próximos três meses, nas cinco macrorregiões de Campinas.
O secretário municipal de Serviços Públicos, Fávio de Senço, além dos diretores das macrorregiões Norte, Sul, Leste, Noroeste e Sudoeste, Augusto Carlos Vilhena Neto, Rubens Guilherme, José Afonso da Costa Bittencourt, Carlos Salustiano e João Guedes, também estiveram presentes na reunião.
O prefeito explicou que todas as necessidades e problemas encontrados nas regiões mais periféricas e carentes da cidade foram levantados pelos diretores das macrorregiões para que, neste segundo trimestre do ano, as ações tenham início.
“Nossa prioridade é sempre atender essas regiões, que foram privadas durante décadas de qualquer obra de infraestrutura. A situação de todas elas é conhecida e reconhecida pela Administração pública municipal. E as ações começarão a partir do dia 31, pois só agora,com o término do período de chuvas, é que podemos trabalhar nestas questões”, disse.
Ações
O bairro Vila Vitória, na macrorregião Sudoeste, será a o primeiro a receber melhorias. A ação a ser feita no local envolve a limpeza e cascalhamento para a recuperação de 33 ruas, incluindo os itinerários de ônibus, que não possuem pavimentação.
A macrorregião já recebeu quatro novos caminhões para dar início às ações, na próxima terça-feira, dia 31 de março, antecipando a programação que estava prevista para ser iniciada no dia 2 de abril.
O secretário municipal de Serviços Públicos, esclareceu que os três primeiros meses do ano foram, por orientação do prefeito, de contenção de despesas e, por isso, este trabalho foi programado para ter início em abril. “No começo do ano reduzimos os gastos e priorizamos os serviços de limpeza da cidade, já que a época de maior volume pluviométrico acarreta, por exemplo, maior demanda no corte de mato. Agora, podemos começar os trabalhos a partir dos levantamentos feitos, e baseados nas principais necessidades de cada região”, acrescentou.
Prioridades
Para cada macrorregião, o secretário apresentou ações prioritárias que devem acontecer nos próximos três meses, por meio da secretaria de Serviços Públicos e das direções das macrorregiões. Em algumas regiões será feita também ação conjunta entre as secretarias de Serviços Públicos, Cidadania Assisteência e Inclusão Social, Trabalho e Renda e Habitação para cadastramento da população nos programas assistenciais do município.
Abaixo, seguem as prioridades levantadas para cada macrorregião:
Macrorregião Norte:
Galeria de águas pluviais na Av. Francisco de Camargo Andrade, Rua Albano de A. Lima, Luiz Smanio e Escola de Cadetes
Construção de galerias de águas pluviais na confluência das ruas do Açúcar, Clodomiro Ferreira de Camargo e Lúcio Pereira Peixoto
Ampliação da galeria existente na estrada da Rhodia, na altura da Av. Sérgio Abdalla e ruas Gustavo Rodrigues Dória e Ribeirão das Pedras
Substituição de tubos por aduelas no Córrego Boa Vista, no Bairro Três Marias
Macrorregião Sul:
Manutenção na área do Monte Cristo, Oziel e Gleba B e limpeza do Córrego Taubaté
Melhorias da região no entorno de Viracopos
Construção da Ponte do Felipão para melhoria de acesso aos bairros São José, Nossa Senhora de Lourdes e Santos Dumont
Macrorregião Leste:
Construção de galeria pluvial na Rua Culto à Ciência até Rua Hércules Florence
Reconstrução do talude/gabião e retificação das margens do Córrego Vila Brandina
Recuperação de estradas rurais no trecho da estrada Solar das Andorinhas, Carlos Gomes, ligação com bairro Gargantilha e Recanto dos Dourados
Construção da ponde no Jardim Santa Cândida, na travessia do córrego da Rua Hermantino Coelho e Rua Arq. José da Silva
Reforma da pavimentação em paralelepípedo na Rua 13 de Maio com extensão de mil metros
Reforma de cinco pontes de madeira nas estradas vicinais do Distrito de Joaquim Egídio
Macrorregião Noroeste:
Revitalização da Praça Maria Mãe do Povo, na Vila Padre Manoel da Nóbrega
Construção de galeria pluvial na Rua Orlando Pascoal, no Parque Itajaí
Reforma e construção de galeria pluvial no Jardim Florence II
Macrorregião Sudoeste:
Recuperação de 33 ruas na Vila Vitória
Construção do muro de arrimo e alambrado na divisa do Centro de Saúde Tancredo Neves e Av. das Amoreiras
Drenagem e pavimentação da Av. Paulo de Camargo Moraes, localizada no Jardim Campos Elíseos
Reconfiguração Geométrica entre a Rua Nelson B. da Silva com as vias Av. Emily C. Giovanini, Rua Carolina H. Marciole Prado e Rua Waldemar Bristotti no DIC V
Ligação Viária entre o Jardim Marajoara e Jardim Florence
Moro na av Paulo Camargo Morais no bairro Campos Elisios , e atè o presente momento , não ouve alguma mudaça , nâo mexeram em nada atè quando vai ficar assim att Sergio Carvalho 19/11/2010