Construir espaços para o lazer, o esporte e a cultura. Esse foi o anúncio feito nesta segunda-feira, 30 de março, pelo prefeito, Hélio de Oliveira Santos, e pelo secretário de Esportes e Lazer, Gustavo Petta. A população da região Sudoeste recebe duas “Praças da Juventude”, locais de convivência destinados a atividades de lazer e esporte para os jovens.
Os locais escolhidos para a construção foram áreas de vulnerabilidade social na região Sudoeste de Campinas. Os bairros Vida Nova e Jardim Carlos Marighela receberão o projeto.
As praças estarão abrigadas num espaço 8 mil m², com ginásio poliesportivo, pista de atletismo com caixa de areia para saltos, uma pista de caminhada e de skate, teatro de arena e quadra de vôlei de praia. Além disso, o espaço conta com centro de convivência com sala de ginástica e espaço para a terceira idade integrando, assim, diferentes gerações em um mesmo ambiente.
Cultura da paz
Segundo o prefeito, os equipamentos servem de combate à ociosidade. “Nós sabemos que o ócio é amigo da transgressão e da criminalidade. A Praça da Juventude é um instrumento que busca a consolidação da cultura de paz, exatamente em regiões que antes não tinham nenhum tipo de local para a prática de uma atividade esportiva, cultural e de lazer”, disse.
Para Gustavo Petta, as praças da juventude são opções de lazer e cultura especialmente para o público jovem. “O poder público municipal tem a preocupação de oferecer espaços para a prática cultural e esportiva para essa faixa etária da população que tanto sofre com a violência. E são em locais especialmente com altos índices de vulnerabilidade com a juventude, que as praças serão implantadas”, afirmou.
Petta disse ainda que as praças funcionarão em parcerias com demais pastas da Administração municipal. “Estarão envolvidas nesse conceito da Praça da Juventude as secretarias de Educação, de Cultura e de Assistência Social, pois será desenvolvido um trabalho em conjunto, buscando sempre tirar os jovens do cenário de violência”.
O presidente do bairro Vida Nova, Mário César, comemorou a chegada dos novos equipamentos. “É muito importante para nossa população ter opções de lazer, pois aos poucos o poder público vem mudando a cara do nosso bairro”, disse.
Os dois projetos para a construção das praças da juventude estão com os engenheiros na secretaria de Infraestrutura, onde passam por adequação. Concluída essa fase, será aberta a licitação para a realização das obras. A previsão é que até dezembro a população receba os equipamentos.
Futebol Amador
Também durante o encontro foi anunciada a programação da terceira edição do Campeonato Municipal de Futebol Amador. A competição é uma realização da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, que tem como principal diferencial a isenção da taxa cobrada nos demais eventos pela cidade.
Para esse ano, a competição conta com algumas novidades. A primeira é a presença de ex-jogadores dos times de Campinas para auxiliar na organização do campeonato. “Nós convidamos profissionais da Ponte Preta, Guarani e do Campinas Futebol Clube para ajudar na formulação do campeonato, além de trazer o prestígio para a competição”, afirmou o secretário da pasta, Gustavo Petta.
Formam a comissão João Paulo (Guarani), Odirlei (Ponte Preta), Edmar (Campinas Futebol Clube). Também, representando o futebol feminino, a ex-jogadora da seleção brasileira, Mariléia dos Santos, a Michael Jackson, integra a equipe organizadora.
Além disso, fazem parte da comissão representantes da Liga Campineira de Futebol, da Associação dos Clubes de Futebol Amador da Região Metropolitana de Campinas (Asclufam), da Associação Desportiva de Barão Geraldo, da Liga Regional Desportiva Paulista (Liredep),da Liga Independente de Futebol de Campinas (Linfurc) e da Liga Ouro Verde de Futebol.
Série bronze
Outro destaque para esta edição é a criação da série bronze. Agora a competição fica divida em série ouro com 32 times; prata com 64; e bronze com 96. O campeonato conta também com a disputa feminina que, segundo os organizadores, deve ter a presença de 16 equipes.
Durante o encontro, o prefeito destacou a importância do campeonato para a cidade. “Campinas sempre foi um celeiro de talentos, e o futebol amador tem essa tradição que está sendo resgatada pela administração municipal com mais uma edição do campeonato”, disse.
Além disso, Dr. Hélio ressaltou a importância das mulheres no esporte. “É fundamental estimular essa política de gêneros, as mulheres conquistam cada vez mais espaços, e no esporte não é diferente”, afirmou.
A jogadora Michael Jackson também contou que está muito feliz com o apoio do poder público ao futebol feminino. “Muitas meninas às vezes desistem do sonho de jogar futebol, pois não encontram oportunidades como essa competição. Sem dúvidas, o campeonato vai ser um dos melhores e vamos conhecer grandes talentos”, disse.
O cronograma para a 3ª edição do Campeonato Municipal de Futebol Amador ficou definido da seguinte maneira:
01/04 a 18/04 – Pré-inscrição (Equipes se inscrevem e recebem uma senha para a inscrição dos atletas);
06/04 a 09/05 – Período de inscrição dos atletas e comissão técnica (será agendada conforme a distribuição de senhas na pré-inscrição);
21/05 – Congresso técnico (série ouro e feminino)
22/05 – Congresso técnico (série prata)
23/05 – Congresso técnico (série bronze)
05/06 – Solenidade de Abertura
06/06 – Abertura do Campeonato
1ª semana de setembro – Encerramento do Campeonato e Solenidade de Premiação.
Mais informações pelos telefones: (19) 3705.8042 e 3705.8056.