O Departamento de Defesa Civil de Campinas promove na próxima quarta-feira, 1º de abril, um curso para capacitar os militares que participarão da missão de paz no Haiti. A solicitação do curso foi feita pelo 28º Batalhão de Infantaria Leve, Unidade Militar que pertence ao Comando da 11ª Brigada de Infantaria Leve, sediada em Campinas, à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo.
O curso que terá uma carga horária de 8 horas com a participação de cerca de 25 militares do Exército Brasileiro, entre Oficiais e Sargentos abordará os seguintes temas: Defesa Civil e o Direito Humanitário Internacional; Eventos Meteorológicos Extremos; Controle de Doenças Advindas de Calamidade; Morte e Luto; Procedimentos Adotados em Casos de Enchentes Desmoronamentos e Transbordos de rios e uso do método Start.
Segundo o diretor do Departamento de Defesa Civil de Campinas, Sidney Furtado, é a primeira vez que o Órgão participa do processo, com o objetivo de procurar capacitar os militares designados para missão de paz no conhecimento sobre o Sistema de Defesa Civil no âmbito do direito humanitário internacional.
O Exército Brasileiro mantém esta conduta de política externa brasileira desde 1947, quando observadores militares foram enviados para os Bálcãs. Atualmente o exército colabora com a Organização das Nações Unidas (ONU), mantendo tropas em diferentes missões na Europa, Ásia, África, América Central e América do Sul.
O evento ocorerrá a partir das 8h na sede da Empresa Brasileira de Pesquisas Agrícolas (EMBRAPA), na Av Soldado Passarinho nº 303 (em frente a 2ª Companhia de Comunicação do Exército em Campinas).




