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segunda-feira, dezembro 23, 2024

Gestores do Circuito da Mantiqueira um dos mais novos destinos de São Paulo, querem aumentar em 25%

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O Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau (CJRC&VB) e o Sebrae-SP, lançaram nesta terça feira (31/03), para o trade paulista, a versão virtual do Catálogo de Negócios do Circuito Turístico da Mantiqueira, que é formado por sete municípios :Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Santo Antonio do Pinhal, Piquete, São Bento do Sapucaí, Pindamonhangaba e São Francisco Xavier (distrito de São José dos Campos) . Todos estão localizados no Vale do Paraíba, região do extremo leste do Estado de São Paulo,fazendo divisa com o sul dos Estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.O evento teve como cenário o Hotel Maksoud Plaza e superou a expectativa em público, contabilizando a presença de cerca de 260 convidados, incluindo autoridades do setor político, do trade e imprensa. O coquetel, apresentou rico ambiente para o network, e foi abrilhantado pelo Trio Mantiqueira, mostrando o êxito e requinte do acontecimento para o trade e o mercado em geral.

Lançado no mês de abril de 2008, o Destino Circuito Mantiqueira , criado através da parceria entre o Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau , que é o órgão gestor do Projeto, as Prefeituras Municipais e o Sebrae-SP, , tem por objetivo fomentar as parcerias para o desenvolvimento territorial por meio da prática do turismo sustentável, formatação de produtos e roteiros turísticos para cada região de acordo com as características locais, destacando as manifestações naturais e culturais. Segundo o presidente do CJRC&VB, Hans Otto Taube, no inicio do projeto dos 140 atrativos turísticos existentes na Serra da Mantiqueira, haviam apenas 36 formatados na região, e hoje são em média 84. As sugestões de roteiros, variam de 1 a 22 dias, e o catálogo apresenta informações detalhadas que facilitam a estada do turista na região.

O catálogo, que também terá versão impressa com tiragem de 5 mil exemplares , segundo Hans, é o resultado compilado do 1ª ano de Projeto. Nele estão disponíveis todas as informações sobre a cultura, gastronomia, atrativos e características particulares de cada município e do Circuito Mantiqueira como um todo. “Com certeza pode-se dizer que é uma pré- apresentação do Circuito Mantiqueira ao Mercado e a Imprensa, mas o objetivo maior é a apresentação das inúmeras possibilidades de roteiros e pacotes as grandes Agências e Operadoras do Brasil”, enfatiza, acrescentando que o catálogo tem força institucional, pois é resultado da união de 7 municípios e da iniciativa privada regional. “Isto com certeza terá um” peso “institucional para nossa região, como reflexo de um trabalho sério, planejado e maduro.Já no caráter promocional, com certeza irá ajudar muitos agentes e operadoras que já promovem nossa região”, afirma.

A meta do Circuito Mantiqueira, acrescenta Taube, é somar em 25% o número de turistas na região até dezembro de 2009, além de aumentar de três para cinco dias a permanência de turistas no circuito. “Queremos, antes de tudo,promover o turismo sustentável de forma organizada e estruturada , é para isso que os parceiros do Circuito Mantiqueira uniram suas forças , com foco no desenvolvimento local e regional”, justifica.

De acordo com Roselaine Dantas , gestora do Projeto e Gerente Executiva do CJRC&VB, o projeto prevê 6 anos de implementação, ou seja, é um processo de médio a longo prazo. “Acredito por se tratar de uma Região que já é Turística e já recebe milhares de Turistas/ano, os resultados já possam ser sentidos, principalmente pelos municípios menores, pois o fato de uma região estar se organizando e implantando um Projeto deste porte, já dá credibilidade ao trade, que tende a intensificar suas atividades com a região”, ressalta.
Atualmente o maior desafio dos empresários da Cadeia Produtiva do Turismo na região, conforme apontado por Taube, é a forte sazonalidade, ou seja, os elevados picos de alta, seguidos de longo período de baixa, o que ocasiona inúmeros problemas, desde qualificação da mão-de-obra, pois segundo ele não se consegue manter o mesmo número de colaboradores o ano todo e a grande variação no preço final do produto, o que dificulta a entrada e permanência do Produto – Destino nas “prateleiras” (agências e operadoras).”A partir do momento que a procura e a permanência dos visitantes aumentar, automaticamente o mercado se regulará, proporcionando assim incremento na economia local e maior desenvolvimento sócio-econômico”, argumenta.

O gerente do Sebrae-SP do E. R. Guaratinguetá, Augusto Ferreira, informa que o turismo nas cidades da Serra da Mantiqueira movimenta em torno de R$ 800 milhões, e que a meta do Projeto é aumentar essa marca em até 30% nos próximos dois anos. Para o Gerente do Sebrae-SP, no interior, Emerson Vieira, a idéia é fazer com que este projeto sirva de modelo para elaboração de outros. “O sucesso coletivo é que vai sustentar o sucesso individual. A tendência é de que as pessoas procurem as cidades em seu entorno para o lazer” . Ele acrescenta que a entidade também apóia na região um circuito focado no turismo histórico e um no turismo religioso.

O projeto conta também com o patrocino da Fundação Lia Maria Aguiar é uma organização sem fins lucrativos que investe na recuperação de negócios extrativistas e ecointensivos, aplicando os resultados obtidos no desenvolvimento socioambiental das comunidades envolvidas. Além disso, fomenta, patrocina e apóia iniciativas que resultem na ampliação da capacidade de gerar emprego e renda, promovendo uma operação econômica sustentável. Portanto o Projeto de Desenvolvimento Turístico – Circuito Mantiqueira é exatamente o foco das ações da Fundação patrocinadora, pois esta compreende que o Turismo é a principal e única atividade econômica capaz de promover a inclusão social e o desenvolvimento sócio-econômico de nossa região. O Circuito Turístico da Mantiqueira tem como presidente, José Augusto Pereira, que também é prefeito de Santo Antonio do Pinhal, que também marcou presença no evento, entre outras autoridades.

A primeira etapa do projeto firmado entre as duas entidades exigiu recursos da ordem de R$ 1.400.000,00 em ações dos 6 focos estratégicos, ou seja, na Formatação de Produtos Turísticos, Culturais e Artesanais; Sensibilização e Envolvimento da Comunidade; Estrutura de Recepção ao Turista, Capacitação Técnica e Gerencial, Marketing & Comercialização e Gestão e Qualidade da Atividade Turística. O sucesso do Projeto deve garantir a renovação da parceria do CJRCV&VB com o Sebrae-SP. A gerente executiva do órgão, Roselaine Dantas, acredita que a nova fase deve ter início em Junho, e deverá movimentar recursos crescentes, que serão empregados em ações complementares como Consultorias de Design para os Artesãos;formatação de catálogo sobre a referência cultural e gastronômica da região;Capacitação específica para os segmentos hoteleiro e gastronômico;ampliação e diversificação nas ações de Marketing do Destino – Circuito Mantiqueira e a contínua gestão da qualidade da Atividade Turística.

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