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terça-feira, dezembro 23, 2025
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VLT é tema de debate na Câmara Municipal

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O projeto de implantação do Sistema de Veículo Leve sobre Pneus (VLP) em Campinas foi apresentado pelo secretário de Transportes Gerson Luis Bittencourt, na Câmara de Vereadores, na noite da última segunda-feira, dia 6 de abril.

Durante o debate, Bittencourt apresentou as diretrizes básicas de implantação deste sistema de transporte de média capacidade, que já é bastante utilizado na Europa e até o momento inédito no país.

A previsão da Prefeitura é que o projeto básico de implantação esteja concluído dentro de 45 dias para sua apresentação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos.

Na apresentação feita aos vereadores, surgiu uma novidade em relação aos primeiros estudos para implantação do VLP. Além dos cinco ramais anteriormente previstos, foi incluído no projeto a implantação do sistema também no Rótula, em um trecho com 8km de extensão nas avenidas Dr. Moraes Salles, Irmã Serafina, Anchieta, Orosimbo Maia e Senador Saraiva.

Além do Rótula, os outros ramais que receberão o VLP são a ligação entre a nova Rodoviária e o Terminal Central, que deverá estar em operação até o final de 2010; uma ligação entre os terminais Central e Ouro Verde; uma entre o Terminal Campo Grande e a nova Rodoviária; uma entre os corredores Ouro Verde e Campo Grande, com o reaproveitamento do antigo leito do VLP; além de uma futura ligação entre o Terminal Ouro Verde e o Aeroporto de Viracopos.

O projeto está integrado à Rede Estrutural de Transporte Coletivo de Campinas, que começou a ser implantada em 2005 e do qual fazem parte o Sistema InterCamp, o Bilhete Único e o Terminal Multimodal de
Passageiros Ramos de Azevedo, a nova Rodoviária da cidade.

“Não é um projeto que liga nada a lugar nenhum, como outros que foram criados em Campinas. Trata-se de um projeto integrado a uma rede de transportes concebida para atender à cidade nos próximos anos, em seus dois principais corredores de tráfego, o Ouro Verde e o Campo Grande, que transportam entre 220 mil e 250 mil passageiros por dia”, explicou Bittencourt.

Investimento

O investimento estimado para a implantação do VLP é de R$ 1,1 bilhão, dos
quais R$ 450 milhões seriam investidos pelo Poder Público, com verbas do
Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana, e o restante pelas atuais concessionárias do Sistema InterCamp, com financiamento do BNDES. Este valor leva em consideração os custos para implantação dos corredores e também do material rodante.

Durante a apresentação, Bittencourt também ressaltou que o VLP estará integrado ao Bilhete Único e o usuário poderá utilizar o cartão normalmente nos ônibus e no novo sistema de transportes, sem qualquer custo adicional.

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