É com grande satisfação que verificamos o empenho da comunidade de Sousas e Joaquim Egídio em busca de um melhor ambiente de segurança pública. Todos nós sabemos que o Estado é um instrumento para a melhor qualidade de vida das pessoas, incluindo-se dentre as suas obrigações, a prestação de Segurança, contudo, também sabemos que o Estado pouco pode fazer se não houver a participação da sociedade.
Neste sentido, foram criados os Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG), no ano de 1985. Buscando aproximar a sociedade do Estado, mais precisamente dos organismos policiais, em favor da instituição de um ambiente social mais seguro. Assim, os CONSEG’s foram instituídos pelo Decreto nº 23.455, de 10 de maio de 1985.
O objetivo principal dos CONSEG’s, que é esta colaboração entre a sociedade e os organismos de segurança estatais, acontece, na prática, através da participação da comunidade local em reuniões que ocorrem em dias e horários previamente agendados, onde se discutem os assuntos de interesse direto ou indireto para a segurança pública.
Verificamos que é importantíssimo que a comunidade de Sousas e Joaquim Egídio participe ativamente do CONSEG DE SOUSAS E JOAQUIM EGÍDIO que está sendo reativado por todos nós, ou seja, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Poder Público – através das subprefeituras de Sousas e Joaquim Egídio e pelas pessoas da comunidade local. Cabe ressaltar que as pessoas da comunidade local compõem a diretoria do CONSEG, o qual funciona com a participação também dos chamados Membros Natos, que são o Comandante da Polícia Militar local e o Delegado da Polícia Civil local.
Por fim, desejo convidá-los, moradores de Sousas e Joaquim Egídio, para que participem de nossas reuniões. Tragam idéias, sugestões, críticas e eventuais elogios, para que JUNTOS, todos nós, possamos transformar nossa região, que é bela e agradável e não pode deixar de sê-lo.
Coloco-me à disposição de qualquer cidadão para eventuais esclarecimentos sobre os CONSEG’s, em geral, e sobre o CONSEG de SOUSAS E JOAQUIM EGÍDIO, especificamente.
Giovani Eduardo
Tenente da Polícia Militar de São Paulo – 8º BPM/I
Comandante do GP de Sousas e Joaquim Egídio.