17.9 C
Campinas
segunda-feira, outubro 20, 2025
spot_img

Novas regras no mundo do futebol

Data:

Ministro dos Esportes e Presidente Lula criam novas medidas para aumentar segurança nos estádios

Novas mudanças para torcedores de futebol foram anunciadas em março. A partir de junho deste ano, o torcedor deverá fazer um cadastro para comprar ingressos das partidas e para entrar nos estádios. Haverá também mudanças no estatuto do torcedor, que vai tornar crimes alguns atos. O Presidente também está querendo aprovar um projeto que tornará as Casas Lotéricas pontos de venda de ingressos.
A medida, que cria o cadastro do torcedor, foi anunciada no dia 12 de março pelos ministros do Esporte, Orlando Silva, e da Justiça, Tarso Genro.
O objetivo das mudanças é evitar os atos de violência que vinham acontecendo durante as partidas de futebol.

Cadastramento

A expectativa é que entre junho e dezembro todos os torcedores já estejam cadastrados para o campeonato brasileiro de 2010. O projeto deve criar o cartão de identificação do torcedor, instrumento usado para a compra de ingressos e acesso aos estádios.
O clube gaúcho Sport Club Internacional é o pioneiro no sistema de cadastro de torcedores. São aproximadamente 85 mil inscritos entre associados e torcedores.
E os resultados já aparecem, em dezembro de 2008 o time enfrentou em casa o Estudiantes, da Argentina, pela Copa Sul-Americana. Para um público significativo de 52 mil torcedores, todos cadastrados, foram registrados apenas três incidentes leves.

Estatuto do torcedor

O Estatuto do torcedor também foi modificado para criminalizar práticas como promover tumultos e entrar nos estádios com objetos que possam ser usados para incentivar ou praticar violência, manipulação de resultados de jogos e a venda de ingressos acima do preço por cambistas.
Se um torcedor praticar atos de violência poderá pegar de um a dois anos de reclusão e multa. Se o réu for primário, as penas de prisão serão convertidas em banimentos dos estádios de três meses a três anos.

Venda de ingressos em casas Lotéricas

Outra medida sugerida pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva é de que os ingressos para os jogos sejam vendidos também em casas Lotéricas. Com isso, pretende-se diminuir as filas na porta dos estádios e evitar confrontos entre torcedores.
Por outro lado, os donos de casas Lotéricas temem que as brigas acabem ocorrendo em seus estabelecimentos. “Não podemos aceitar a transferência da violência das torcidas para as casas lotéricas”, afirmou Peralta. “Já prestamos serviços bancários sem ser banco. Assumir o ônus da venda de ingressos e da violência das torcidas inviabilizaria definitivamente nosso negócio, traria insegurança para nossos clientes”, diz Luiz Carlos Peralta presidente do Sindicato dos Lotéricos do Estado de São Paulo.

Juliana Furtado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Flamengo vence o Palmeiras por 3 a 2 no Maracanã e encosta na liderança do Brasileirão

Com casa cheia e brilho de Arrascaeta e Pedro,...

Santos domina e vence o Corinthians por 3 a 1 na Vila Belmiro

Peixe faz jogo quase perfeito, abre seis pontos de...

Apático, Brasil leva virada do Japão e encerra tour pela Ásia sob críticas

Seleção sofre três gols em 19 minutos e volta...

Brasil encara Japão em amistoso decisivo para jogadores que lutam por vaga na Copa

Partida desta terça-feira será teste final para atletas observados...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade