20.9 C
Campinas
quinta-feira, setembro 19, 2024

Problemas na subprefeitura de Sousas e Joaquim Egídio

Data:

Recentemente a subprefeitura de Sousas-Joaquim Egídio realizou obras de desassoreamento do afluente do Rio Atibaia. Creio que faltou empenho desta instituição em relação à preservação da trilha, como, aliás, vem faltando em relação à preservação desta região como um todo. A encosta próxima ao rio deveria ter sido reflorestada e quando digo reflorestada menciono o plantio de espécies nativas para a recomposição da mata ciliar. Não obstante, parte da encosta vem sendo ilegalmente utilizada como área de estacionamento e depósito para moradores ribeirinhos, que chegaram a romper a grade de proteção instalada. Soma-se a isso o problema da descarga de água pluvial por drenos na parte de trás das casas, que aumenta a erosão e o assoreamento. A trilha deveria ter sido aplainada com máquinas, recebido saibro e depois uma compactação com rolos-compressores. O saibro é um substrato muito ecológico, que não deixaria o local perder sua característica original, além de ajudar a absorção da água pluvial e evitar mais pontos de erosão.
Faltam também placas que sinalizem o tráfego de pedestres e de ciclistas. Isto ocorre não somente na primeira parte da antiga estrada do bonde, mas na segunda, onde já observei um bambuzal inteiro ser incendiado, sem que a subprefeitura fosse ao local para averiguar. A segunda parte da estrada também merecia melhor tratamento, ela é repleta de nascentes, brejos, espécies nativas e abriga inúmeros animais selvagens.
Onde está o digníssimo subprefeito que não toma providências?
Neste final de semana em frente ao Excalibur, pessoas ficam se colocando em meio à avenida, oferecendo risco de atropelamento, para indicar locais de estacionamento, isto a apenas 300 metros do Posto da Guarda Municipal de Campinas. Mais a frente, no Casa Rio e no Cartum, a história se repete, com um agravante: desrespeitando a lei, que proíbe o estacionamento sobre a calçada, os carros ocupam todo o espaço destinado a pedestres, que são obrigados a transitar pela avenida. Sempre que reclamamos, a resposta é a mesma, a via de acesso ou faz parte da rodovia Heitor Penteado, sendo jurisdição do DER, ou faz parte do DETRAN, sendo responsabilidade do mesmo. É um jogo de empurra-empurra que somente vem agravando o problema. Durante o período noturno e finais-de-semana tudo piora, todo o acostamento fica tomado por carros. Creio que os estabelecimentos deviam ter seus próprios estacionamentos e há o problema dos comerciantes locais, que cedem seus espaços por aluguel para que os carros estacionem. A Polícia Militar faz blitz em frente ao Arraial, com bafômetros, mas em Sousas e Joaquim o problema continua. O digníssimo subprefeito da região sequer faz menção a este problema. Gostaria que soluções fossem tomadas.
drcavichiolli@terra.com.br

Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Média de mortes por Covid-19 fica acima de 800 pelo 15º dia seguido

  O Brasil registrou nesta terça-feira (22) mais 816 mortes...

Saúde abre vagas para vacinação contra covid-19 sem agendamento

Lista com os centros de saúde que atenderão demanda...

Setor produtivo critica aumento da taxa Selic divulgada pelo COPON

Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) chamou...

Lula e família obtêm 23ª vitória contra a farsa da Lava Jato

Essa é a 23ª vitória de Lula e sua...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363