21.9 C
Campinas
sexta-feira, fevereiro 27, 2026
spot_img

Projeto que amplia licença-maternidade

Data:

Especialista acredita que extensão do benefício pode provocar discriminação da mulher no mercado de trabalho

Tramita na Comissão de Direitos Humanos do Senado um projeto de lei que prevê a ampliação da licença-maternidade de quatro para seis meses em troca de benefícios para a empresa que aderir à proposta. O projeto da senadora Patrícia Saboya (PSB-CE) prevê também que, durante o período de prorrogação da licença-maternidade, a empregada terá direito à remuneração integral como no período pago pela Previdência Social, durante os primeiros quatro meses.

Na opinião da advogada trabalhista Silvia Maria Munari Pontes, do Trevisioli Advogados Associados, apesar de o projeto ter um objetivo louvável – deixar a criança mais tempo perto da mãe – o momento não é oportuno para sua implantação, devido a uma possível discriminação velada à mulher no mercado de trabalho. “Frente à nossa permanente crise de desemprego e informalidade, que somente um acelerado crescimento econômico pode aliviar, este não é o melhor momento para a mulher que tem filhos ficar afastada durante tanto tempo do mercado de trabalho”, afirma.

A advogada destaca que em relação à licença-maternidade, o Brasil está à frente de países como Estados Unidos, que dá o benefício por três meses, e Alemanha, que tem três meses e meio de licença.

Ainda de acordo com o projeto, a empresa que aderir voluntariamente ao chamado Programa Empresa Cidadã terá direito à dedução integral, no cálculo do imposto de renda, do valor correspondente à remuneração da empregada nos 60 dias de prorrogação da licença-maternidade. Também prevê que, na prorrogação do benefício, a funcionária fique impedida de exercer qualquer atividade remunerada e a criança não possa ser mantida em creche. Em caso de descumprimento desse requisito, a empregada perderá automaticamente o benefício.

Silvia Maria Munari Pontes, advogada trabalhista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Polícia Federal e CGU fazem operação contra fraude em serviços de saúde no Piauí

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25/6), a Operação...

Hospitais privados vão atender o SUS em troca de dívidas com a União

Campinas - Em uma iniciativa inédita que promete desafogar...

Copom decide nesta quarta se pausa ciclo de altas na Taxa Selic

Com a inflação desacelerando, mas alguns preços, como a...

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.877...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade