26.9 C
Campinas
quinta-feira, fevereiro 26, 2026
spot_img

ciclOficinas

Data:

O Ateliê Aberto inicia, a partir de 27 de abril, o ciclOficinas, voltado à formação, criação e difusão de produções em áudio e vídeo. Cada oficina acontece em 3 etapas.

Na primeira etapa, de 27 de abril a 28 de maio, o enfoque é a formação técnica, tendo duração de 15 horas. A segunda etapa é de criação: os participantes das 3 oficinas formarão pequenos grupos e receberão orientação dos professores para o desenvolvimento coletivo de projetos audiovisuais. Serão 2 encontros com duração total de 6 horas, a serem marcados entre 1 e 19 de junho. A última etapa, de difusão, é a mostra dos projetos desenvolvidos pelos participantes., que acontece no dia 26 de junho no Ateliê Aberto.

Aprender, criar e difundir são etapas que fecham um ciclo. Ao propor oficinas com caráter de formação, mas que possibilitem também a criação e o desenvolvimento de projetos e sua difusão, a intenção é de possibilitar que os participantes percorram este ciclo, conheçam suas etapas e sintam-se motivados para aprofundar seus conhecimentos e começar uma produção própria

As oficinas terão no máximo 7 participantes, que deverão trazer laptop próprio. Os interesados podem solicitar por e-mail os programas completos das oficinas e informações sobre formas de pagamento. As inscrições podem ser feitas por telefone ou via e-mail.

programação

edição de vídeo | introdução

horário: segunda-feira, das 18h30 às 21h30.

professor: Guilherme Fogagnoli (Kid)

duração: 21 horas

preço: R$ 260,00

Programa resumido:

Tema 1: Apresentação do professor. Mostra breve de seus trabalhos e apresentação dos participantes. O que cada um pretende desenvolver como projeto.

Tema 2: Configuração inicial dos programas e diálogo entre eles.

Tema 3: Transparência, efeitos de transição e efeitos de vídeo.

Tema 4: Títulos e legendas. Conhecendo e usando o Photoshop (básico).

Tema 5: Motion, efeitos de chroma, luma key.

Tema 6: Pós produção, mixagem de áudio, tratamento mínimo de imagem.

Tema 7: Exportando o vídeo para diversos formatos

vídeo em tempo real | introdução

horário: quarta-feira, das 18h30 às 21h30.

professor: Guilherme Fogagnoli (Kid)

duração: 21 horas

preço: 260,00

Programa resumido;

Tema 1: Apresentação do professor. Mostra breve de seus trabalhos. Apresentação dos participantes. O que cada um pretende desenvolver como projeto.

Tema 2: Introdução ao vjing.

Tema 3: Apresentação e repertório de artistas.

Tema 4: Noções básicas de protocolo MIDI.

Tema 5: Modul8

produção de música eletrônica: um novo som | introdução

horário: quinta-feira, das 18h30 às 21h30.

professor: Daniel Brita

duração: 21 horas

preço: 310,00

Programa resumido:

Tema 1: Áudio

Tema 2: Equipamentos

Tema 3: Música

Tema 4: Produção Musical

Currículo resumido dos profesores

Guilherme Fogagnoli é graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Estudou com Reynaldo Boury, diretor de Teledramaturgia da Rede Globo e cursou Documentário Cinematográfico no Departamento de Multimeios do Instituto de Artes da Unicamp com o documentarista Renato Tapajós. Durante esse tempo realizou diversos curta-metragens, videoclips e documentarios.

Desde 2000 trabalha também com documentação e edição de vídeo-performance e vídeo-arte para artistas como Ana Montenegro, Cecilia Stelini, Samantha Moreira, Renato Pinho, Ana Almeida, Sylvia Furegatti, Filipe Spíndola, Alice Grou, Norma Vieira. Também é responsável pela edição de seus trabalhos autorais.

A partir de 2003 pesquisa e trabalha com a linguagem de VJ e desenvolve ultimamente projetos em Live Cinema.

Em 2004 foi pesquisador estagiário no Projeto da TV Digital brasileira, no CPQD, o que dispertou um novo universo, a interatividade e as novas mídias e suportes para as artes.

Em 2007 ministrou oficinas de documentário e vídeo em tempo real para as Oficinas Culturais Hilda Hilst, da Secretaria de Estado da Cultura.

Em Barcelona estudou multimedia e arte generative a partir do Software PureData, desenvolvendo uma nova interface para edição em live cinema.

Atualmente é realizador, editor e assistente de direção da produtora Kinostudio, do cineasta Renato Tapajós.

www.myspace.com/submagem

http://v-doc.blogspot.com

Daniel Brita é músico, produtor musical e realiza pesquisa na área de composição. Iniciou seus estudos em 1988 como trombonista e em 1992 como guitarrista.

Em 1999 ingressou no curso de Música Popular da Unicamp. Durante a graduação, em 2002, montou a banda “La Madre Rija”, um projeto na área do Rock, suas fusões com o Jazz e a música oriental, formado por alunos da própria faculdade. O “La Madre” venceu alguns festivais e lançou seu primeiro trabalho em 2004.

No último ano da Unicamp, estagiou como professor na área de equipamentos e técnica guitarrística. Graduou-se em música no início de 2005 e iniciou seu projeto de mestrado em composição na própria Unicamp, “Manipulação digital de fontes sonoras e a Reciclagem Musical”, aprofundando ainda mais seus conhecimentos na área de produção e composição.

Em 2006 compôs e produziu a trilha sonora do documentário “ O Vendedor de Balas” de Vinicius Zanotti, premiado e exibido no Macc (Museu de Arte Contemporânea de Campinas). No ano seguinte, 2007, compôs e produziu mais uma trilha, agora para o documentário “Eles Não Vão à Daslu”, do departamento de jornalismo da Pucc, também exibido em festivais de curta-metragem no país e em Portugal, recebendo críticas positivas.

No mesmo ano participou da Red Bull Music Academy na sua edição de São Paulo, tendo como tutor o multi-instrumentista e compositor Max de Castro.

Em 2008 produziu juntamente com o premiado músico Champignon (Charlie Brown/Nove Mil Anjos) 7 músicas, totalmente programadas.

No final de 2008 começa a produção do primeiro disco solo do compositor Rafael Montorfano a ser intitulado “Misturo”, com a participação dos mais novos talentos da música popular contemporânea. Além de produzir o álbum, também é responsável por toda a programação eletrônica do disco além de ser co-autor em algumas faixas.

Atualmente continua seu projeto de pesquisa em composição, agora na USP e trabalha como produtor musical no estúdio Projeto Lamparina.

La Madre Rija – www.myspace.com/lamadrerija

Projeto de Composição eletrônica – www.myspace.com/britamusic

Los Goiales All Stars – www.myspace.com/losgoiales

Projeto Lamparina – www.myspace.com/lamparina

Ateliê Aberto | rua santos dumond, 323/cj. 02 cambuí campinas sp brasil

ateliê.aberto@uol.com.br | 55 19 3251-7937

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Super-ricos entram em 2026 concentrando mais riqueza que metade da população mundial

Relatório revela disparada histórica das fortunas e expõe impactos...

Aos 70 anos, moradora do Parque Santa Bárbara aprende a ler com apoio da Fumec

Campinas se destaca na educação ao avançar na erradicação...

USP abre inscrições para cursos online gratuitos de programação para meninas e professoras

Duas iniciativas da USP estão com inscrições abertas para...

Prazo para pedir isenção de taxa do Enem 2025 termina nesta sexta

O prazo para os interessados solicitarem a isenção da...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade