Quem procura um par no Dia dos Namorados do hemisfério Norte (Valentine´s Day), nesta segunda-feira, ainda pode apostar na internet. Segundo um estudo realizado com membros de sites de encontros no Reino Unido, 94% dos internautas, que se encontram pessoalmente após diversas trocas de e-mails ou conversas por chat, costumam sair mais de uma vez.
A pesquisa conduzida pelos doutores Jeff Gavin e Adrian Scott, da Universidade de Bath, e pelo doutor Jill Duffield, da Universidade de West of England, envolveu entrevistas online com 229 pessoas, com idade de 18 a 65 anos, que utilizaram sites de relacionamentos no Reino Unido.
Dos relacionamentos pesquisados, 39% ainda estavam em andamento durante o estudo e 24% haviam durado pelo menos um ano, sendo 8% pelo menos dois anos. Dentre os participantes que já haviam terminado com seus parceiros online no período da pesquisa, 14% se relacionaram por mais de um ano e 4% por mais de dois anos.
O estudo surpreendeu ao revelar que os homens são mais dependentes emocionalmente de seus ciberparceiros, do que as mulheres, e mais comprometidos com os relacionamentos.
Apesar do potencial da web, os românticos à moda antiga não estão ultrapassados: a pesquisa ainda apontou da que a troca de presentes era a melhor forma de assegurar o compromisso no relacionamento.
“Nós tambpem observamos que as pessoas tímidas costumam evitar o uso de webcams porque sentem que é importante não ver seus parceiros por algum tempo – há algo de especial nos relacionamentos baseados em textos”, avalia Gavin.
O Dr. Gavin acredita que o uso de chats online e do telefone antes do encontro “ao vivo” favorecem os relacionamentos pessoais porque são métodos de comunicação simultânea e menos formais do que o e-mail.




