O grande crescimento da Internet: Tenho comentado nos últimos tempos sobre o grande crescimento da Internet. Esse crescimento se dá tanto em número de usuários conectados como em quantidade de sites hospedados e disponíveis para acesso.
Cada novo site que surge precisa de um novo domínio, ou nome ou endereço, dentro da Internet. Estamos vivendo algo quase cômico, não existem mais nomes interessantes disponíveis!
Com isso começam a surgir domínios com nomes completamente absurdos para tentar achar um espaço na rede. Algo como xrghs.com.br poderia surgir a qualquer momento (se já não existir…).
Dificuldade em ser notado. O surgimento de nomes de domínio pouco relacionados com as empresas ou produtos aos quais eles correspondem cria uma dificuldade muito grande de ser notado ou mesmo entendido, dentro da Internet.
Como conseguir visitantes para o seu site se ninguém lembra o nome do domínio ou digita errado ao tentar acessá-lo.
Ditadura dos buscadores. Surge então uma nova relação de poder. Precisamos dos buscadores (ou “do” booscador) para trazer visitantes para nossos sites. Precisamos definir estratégias para facilitar que os buscadores nos encontrem e nos classifiquem bem em seus resultados de busca, o SEO (Search Engine Optimization), ou então definir estratégias para divulgar nossos sites dentro desses buscadores SEM (Search Engine Marketing). Se alguém me contasse isso tudo a 15 anos atrás eu iria achar tudo muito engraçado, hoje acho quase trágico…
O que poderia ou deveria mudar. Mas o que poderia ou deveria mudar? Precisamos definir maneiras inovadoras de atrair visitantes para os sites. Associando a comunicação tradicional com um direcionamento para os domínios ou sub-domínios de interesse. Precisamos definir outros mecanismos de classificação e organização da informação na rede, o esquema atual de definir quatro ou cinco palavras chave por página é insuficiente.
Precisamos de buscadores mais avançados. Os mais utilizados atualmente retornam um resultado linear, com uma ordem de importância arbitrária, sem levar em consideração o contexto da busca que estamos realizando.
O futuro. No futuro teremos organizadores de informação e não necessariamente buscadores. Eles deverão se adaptar ao contexto no qual minhas buscas são realizadas. Eu vou poder “explicar” o que eu estou procurando e a busca vai ser realizada em várias etapas, cada qual refinando um pouco mais os resultados obtidos. Já existem iniciativas nesse sentido e elas devem evoluir muito nos próximos anos. Só espero que elas caiam na booca do poovo como alguns já coonseguiram…
(Obs: a grafia de algumas palavras neste texto foi moodificada de propósito).
Prof. Dr. Plínio Vilela
Empresário e Professor Universitário
http://vilela.ydoo.com.br




