Merck Sharp & Dohme é a primeira empresa a garantir certificado
A equipe formada por 14 profissionais especializados da Merck Sharp & Dohme coordena a cozinha do restaurante interno que atua em três turnos, oferecendo cerca de 400 refeições diárias a funcionários e terceirizados. Para aprimorar o processo de Qualidade, a empresa privada decidiu recorrer a um programa elaborado pelo poder público, visando aplicação em bares, restaurantes e similares, para garantir à população de Campinas o acesso permanente a uma alimentação de qualidade. A iniciativa da Merck Sharp & Dohme resultou na obtenção, pelo restaurante interno, do Selo de Qualidade do Programa de Segurança Alimentar da Prefeitura Municipal de Campinas que será entregue pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos, no dia 18 de fevereiro, durante evento nas dependências da empresa, que fica no Distrito de Sousas.
Trata-se do primeiro restaurante industrial a ser contemplado em Campinas pelo programa lançado em outubro de 2001. O Selo de Qualidade Alimentar atesta a adequação às normas higiênico-sanitárias e legais para a Inspeção de Estabelecimentos na Área de Alimentos, desenvolvida pelo Programa de Distinção pela Qualidade, da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde da prefeitura. \”O Selo faz parte do Programa de Segurança Alimentar de Campinas porque é uma forma de incentivar a qualidade e com isso garantir a saúde da população\”, avalia o presidente da Ceasa-Campinas, Mário António de Moraes Biral.
A obtenção do selo consiste na adoção de uma série de procedimentos que culminam numa auditoria de técnicos da CEASA Campinas e da Vigilância Sanitária, visando a certificação. As exigências contemplam a elaboração de um Manual de Boas Práticas que deve ser seguido à risca, envolvendo manipulação e procedimentos de higiene, higiene pessoal dos funcionários do restaurante, sanitização dos utensílios, cuidados adequados no fluxo de produção, além de constar descritivo dos procedimentos de controle de temperatura, análises químicas e microbiológicas da água para a manipulação dos alimentos, entre outros.
O processo para a obtenção do certificado durou oito meses, resultando inclusive em melhorias de infraestrutura, além de 250 horas de treinamento prático e teórico de toda a equipe de funcionários do restaurante. \”A adesão ao programa vai ao encontro das práticas internas da Merck Sharp & Dohme que busca constante aprimoramento. As normas são rigorosas e englobam todos os processos, desde o recebimento de mercadorias, armazenamento, pré-preparo, passando pela produção e distribuição, além de auditorias com fornecedores, o que agrega valor às nossas ações de melhoria contínua\”, comenta a nutricionista e supervisora da equipe do restaurante da Merck Sharp & Dohme, Dulcinéa Barrile.
O Selo de Qualidade Alimentar é um certificado fornecido pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, em conjunto com a Ceasa-Campinas; Vigilância Sanitária, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares.
Sobre Merck Sharp & Dohme
A Merck Sharp & Dohme é uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo que desenvolve o maior número de estudos clínicos e novos medicamentos no País, fundada em 1891 nos Estados Unidos está presente em 70 países, emprega 63.200 funcionários.
A MSD se orgulha de ter tido em seu quadro funcional cinco ganhadores do prémio Nobel e de ter sido apontada pela revista Fortune, por 17 vezes, uma das dez empresas mais admiradas dos Estados Unidos.
No Brasil, a MSD foi eleita pela revista Exame como uma das melhores empresas brasileiras para se trabalhar.
Selo de qualidade do programa de segurança alimentar da prefeitura de Campinas chega a indústria
Data: