No período de 24 de abril a 19 de maio uma nova programação do Curta Petrobras às Seis estará em cartaz no Box Cinemas, do Campinas Shopping, com os curtas “Mataram meu Gato”, de Ana Rieper e Maria José Freire (RJ), “Picolé, Pintinho e Pipa”, de Gustavo Melo (RJ) e “Rap, o Canto da Ceilândia” de Adirley Queiroz (DF).
Com o tema Integração, os curtas estarão em cartaz diariamente, sempre às 18h e com entrada franca.
O Curta Petrobras às Seis teve início em 1999, em apenas uma sala em São Paulo. Hoje em sua sexta edição, o projeto tem exibições em Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Guarulhos, Juiz de Fora, Natal, Niterói, Porto Alegre, Recife, Campinas, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Paulo e Vitória.
No primeiro trimestre da sexta edição (dezembro, janeiro e fevereiro), o público total foi de 19.264 espectadores, que assistiram gratuitamente os curtas-metragens brasileiros em cartaz nas diversas salas do projeto, numa iniciativa pioneira, que tem conquistado seu espaço no gosto do cinéfilo.
Programa: INTEGRAÇÃO
Mataram meu Gato
Direção: Ana Rieper e Maria José Freire
RJ – 2006 – Fic – 16 min – cor
A remoção e a transferência de favelas no Rio de Janeiro a partir das trajetórias dos integrantes da escola de samba “Gato de Bonsucesso”, sediada na Favela da Maré.
Picolé, Pintinho e Pipa
Direção: Gustavo Melo
RJ – 2007 – 15 min – Fic – cor
O carro do troca-troca está passando na sua rua: garrafa velha, bacia velha, garrafão de vinho vazio, motor de geladeira; o moço troca por picolé, pintinho e pipa.
Rap, O Canto da Ceilândia
Direção: Adirley Queirós
DF – 2005 – 15 min – Doc – cor
Diálogo com quatro consagrados artistas do rap nacional (X, Jamaika, Marquim e Japão), todos moradores da Ceilândia, periferia de Brasília. A trajetória desses integrantes no universo da música em um paralelo com a construção da cidade onde moram.
Classificação: 16 anos




