Os distritos de Sousas e Joaquim Egídio não conseguiram eleger nenhum representante na Câmara dos Vereadores.
Com aproximadamente 9800 eleitores cadastrados nos dois distritos o quociente eleitoral atinge assim a marca de um candidato para cada grupo de 980 eleitores, índice que não é encontrado no geral na cidade.
De acordo com moradores de Sousas ouvidos pela reportagem nas vésperas das eleições; essa divisão de votos poderia levar à não eleição de nenhum candidato e foi realmente o que aconteceu. Por outro lado também poderia contribuir para que se discutam todos os problemas da região, como segurança, meio-ambiente entre outros.
Apesar da preocupação dos moradores locais em relação aos distritos; existe ainda aquele eleitorado comprometido com os parentes-candidatos ou aquele velho amigo da família e por aí vai…
Todos afirmam que o ideal é que os distritos elejam mais de um vereador porque somariam forças para defender as reivindicações locais, além de manter um clima de disputa saudável, trazendo mais benefícios para a região.
A diversidade de candidatos a vereador aponta para a multiplicidade de idéias e de projetos de desenvolvimento e ocupação dos distritos.
Seria importante sim a eleição de um candidato que represente os distritos na Câmara dos Vereadores. Mas quem seria este candidato?
Segundo o empresário Nelson Cayres que foi um dos idealizadores da Campanha de se eleger um único candidato para defender os interesses dos sousenses e egidienses; parece não ter havido uma boa receptividade, pois os candidatos apontados não foram escolhidos pelos moradores e sim indicados por uma campanha de marketing de um certo candidato, o qual segundo algumas opiniões contribuiu para esta a divisão de votos.
A iniciativa do empresário é excelente e merece apoio. Devemos trabalhar ao longo destes próximos quatro anos a idéia de uma “prévia” com os possíveis candidatos com reais possibilidades de se elegerem e então a partir daí trabalhar para a sua candidatura.
Um outro agravante para a não eleição de um vereador na região, foi à candidatura de muitos candidatos despreparados politicamente e que vieram apenas dividir votos.
Confira os resultados obtidos pelos candidatos e veja que a soma destes votos poderia eleger um candidato de Sousas.
Novamente a história se repete…
Data:




