Sousas e Joaquim Egídio estão localizados a Leste do centro do Campinas. Embora integrem um município e uma região de expressiva produção industrial, os distritos mantiveram quase que intactas características de vilas rurais, cidadezinhas que nasceram ou cresceram à sombra dos cafeeiros. O ciclo do café deixou fincadas em solo campineiro e paulista as bases, a infra-estrutura e as condições para a implantação de indústrias, mas os distritos, no entanto, permaneceram meio que protegidos desse processo, quase que esquecidos.
Apesar de a industrialização não ter alcançado direta e expressivamente Sousas e Joaquim Egídio, esses núcleos satélites também se beneficiaram desse processo, tanto pela oferta de trabalho para seus habitantes no Município e na região, como pela arrecadação de recursos financeiros. Esses recursos, uma vez distribuídos, redundaram por aqui em infra-estrutura, saneamento básico, calçamento, acesso rápido ao centro de Campinas, iluminação pública, escolas, uma ótima qualidade de vida, enfim.
O preço da terra por estas bandas, o relevo acidentado e a vocação rural fizeram com que a ocupação do solo e a expansão urbana fossem mais difíceis e lentas. Tudo isso resultou numa espécie de cultura diferenciada do resto de Campinas. Aqui, ficaram meio que intactos o modo de vida interiorano, valores esquecidos e sotaques . A população dos distritos é uma mescla de descendentes de imigrantes – sobretudo italianos – alguns descendentes de escravos das antigas fazendas de café e migrantes mineiros e paranaenses.
Geograficamente os distritos se assentam nos limites entre o escudo cristalino do Planalto Meridional e o início da depressão periférica de São Paulo, na faixa Sudeste do Estado. A Serra das Cabras, ponto culminante do Município de Campinas, nada mais é que uma porção avançada do Maciço da Mantiqueira .
Como distritos, Sousas e Joaquim Egídio estão sob a administração do prefeito de Campinas. No entanto, ambos tem seus subprefeitos, indicados por aquele.
Outro destaque num percurso turístico pelos distritos é o Observatório de Capricórnio, situado no Monte Urânia (1100 metros), o ponto culminante do Município de Campinas. O Capricórnio está sobre um dos solos mais firmes do planeta, razão pela qual abriga – além de diversos telescópios – um astrógrafo Zeiss, equipamento ótico usado para medições astrômicas precisas.
Entre as propriedades agrícolas, destaque para a Fazenda Três Pedras, tombada pelo Condephaat e a cinematográfica Fazenda Guariroba, que já serviu de cenário para filmes e comerciais de televisão.
Sousas e Joaquim Egidio regiao de producao industrial
Data:




