Depois do futebol, o que os brasileiros mais mostraram aos mexicanos foi o espetáculo de sua alegria”, dizia o título de Manchete em 4 de julho de 1970, após vencermos a Copa do Mundo da Itália na cidade de Guadalajara. Os autores Antonio Jorge Soares e Marco Santoro resgatam esse momento histórico e ressaltam que houve algo mais, já naquela época, do que simples “futebol-arte”, havia uma preparação técnica de primeira qualidade.
O LIVRO
Uma entrevista inédita com o preparador técnico da seleção brasileira na década de 70, Lamartine Pereira DaCosta, foi uma das contribuições que os autores trazem para aquecer a memória dos brasileiros ante a Copa de 1970. Além dessa entrevista, as manchetes, o modo como a mídia tratava os jogos, as palavras dúbias, a época da Ditadura, a repressão sofrida pela comissão técnica e a descrição detalhada da preparação da seleção para jogos nas alturas.
DEPOIMENTOS
“O livro de Marco Antonio Santoro e Antonio Jorge Gonçalves Soares põe à “prova” o legado construído de que os nossos jogadores são tão geniais por natureza que seria desnecessário o saber científico. Ancorados em suporte teórico consistente, em vasta pesquisa de fontes e documentação original, corroborados por depoimentos de atores relevantes (Lamartine, Zagalo, Gérson e Parreira) no processo que culminou com a conquista da Copa do Mundo de Futebol de 1970, os autores demonstram que tal resultado seria improvável sem o conhecimento científico desenvolvido no Brasil por brasileiros que viriam, a partir de então, influenciar o futebol mundial e conferir, por sua vez, notoriedade profissional aos jogadores e à equipe de preparadores. Na obra o futebol é visto como elemento-chave na constituição de uma identidade particular do Brasil no contexto das nações”. (Amarílo Ferreira da Costa)
“Achei ótimo pela entrevista inédita que fizeram com o preparador técnico Lamartine” (Juca Kfouri)
OS AUTORES
Marco Antonio Santoro Salvador – Professor adjunto (UERJ) – Faculdade de Educação. Doutor em Educação Física (UGF) e Especialista em Docência Superior (UNIRIO) e Educação Física Escolar (UFF). Autor de livros, capítulos de livros e artigos.
Antonio Jorge Gonçalves Soares – Doutor em Educação Física. Realizou estágio de Pós-doutorado pela Universidade do Porto (2008). Bolsista de Produtividade do CNPq e autor de livros, capítulos de livros e artigos.
PÚBLICO
Educação física e esportes
ISBN: 978-85-7496-228-3
160p.
Formato: 16 x 23
Preço: R$ 39,00