Os três melhores projetos inscritos no Prêmio Trote da Cidadania 2009 – evento realizado anualmente pela Fundação Educar DPaschoal que completa 10 anos em 2009 – serão premiados no dia 13 de julho em São Paulo no Instituto Itaú Cultural. O prêmio para o primeiro lugar é uma a viagem de turismo consciente, o segundo um lap top e terceiro lugar uma filmadora. Ao todo foram selecionados os 25 melhores projetos inscritos na edição do Prêmio Trote da Cidadania 2009 para participar do workshop Empreendorismo Social.
Os projetos de trote cidadão foram implantados no início do ano por universitários de várias regiões do Brasil e substituíram os tradicionais trotes aplicados nos calouros por ações voluntárias e cidadãs, beneficiando as comunidades onde estão inseridas essas instituições de ensino. “Estes jovens estão tendo a oportunidade de contar com uma mudança de comportamento. Pois através do Trote da Cidadania conseguem direcionar ações que poderiam ser de violência para projetos de solidariedade”, afirma a coordenadora do Trote da Cidadania, Cibele Helena Salvaterra.
Entre as premiada estão: a Fabavi – Faculdade Batista de Vitória (ES) que implantou o projeto Xô crise – Campanha educativa contra a crise financeira global, a Faculdades Integrada Maria Imaculada – Mogi Guaçu (SP) que implantou o projeto GIMI – Gincana da Integração Maria Imaculada e a Unicamp – Unicamp Universidade Estadual de Campinas (SP) com o projeto Trote da Cidadania pelo consumo Consciente.
O solenidade de premiação acontece em São Paulo, no Instituto Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149, a partir das 15 horas).
Sobre o Trote da Cidadania
Com o objetivo de estimular universitários de todo o país no desenvolvimento de atividades sociais no início das aulas, a Fundação Educar DPaschoal, desde 1999, oferece metodologia para planejamento e prática de ações de voluntariado universitário. Os melhores trabalhos são premiados. Hoje, centenas de universidades de todo o país desenvolvem o Trote da Cidadania em sua comunidade.
Mais informações sobre o Trote: www.trotedacidadania.org.br
Sobre a Fundação Educar DPaschoal
A Fundação Educar DPaschoal foi criada em 1989 para gerir os investimentos em educação do grupo DPaschoal. A missão da Fundação é promover educação para a cidadania como estratégia de transformação social através de seus dois projetos, além do Trote da Cidadania, que são:
Leia Comigo!: produz e distribui gratuitamente livros educativos para crianças e adolescentes. Desde 2000 já foram doados mais de 30 milhões de exemplares em todo o Brasil.
Academia Educar: promove formação de núcleos de lideranças juvenis em escolas públicas ao criar oportunidades para que o jovem descubra em si mesmo o potencial que o torna capaz de transformar sua realidade, de sua escola e da comunidade.




