Por Rafael Libertini
A tradicional festa de Sant’Ana, padroeira do distrito de Sousas, que acontece todos os anos na praça Beira Rio, espera milhares de visitantes da região nos dias 24, 25 e 26 de julho (sexta, sábado e domingo). A expectativa é que em torno de 20 mil pessoas venha conferir os shows e degustar as comidas típicas.
Os organizadores do acontecimento já estão com tudo preparado para as habituais barracas de comidas, que vão desde o lanche de pernil à famosa de costela no bafo, além dos doces e bebidas. Bem como, os artesanatos, de grane valor artístico, feitos pela comunidade que conta, também, com a barraca da Boneca. São 150 bonecas enfeitadas pelas costureiras sousenses. Quem comparecer ao evento poderá contar com o famoso bingo com 150 passarinhos.
Programação:
• 18 de julho às 19h – Missa de São Cristóvão – Padroeiro dos motoristas, após a missa chocolatada e bolo no salão paroquial
• 24 de julho às 19h30 – Terço meditado
• 25 de julho às 19h – Missa na matriz
• 26 de julho às 9h – Dia de Sant’Ana com missa na Praça Beira Rio com acolhida festiva da imagem São Joaquim e benção das avós, após a missa, bolo de Sant’Ana. Às 15h saída da procissão com andores enfeitados pela comunidade, acompanhada pela Corporação Musical de Valinhos.
Após a procissão, os andores ficarão expostos até ás 18h.
Curiosidades
Sant’Ana, cujo nome em hebraico significa graça, foi a mãe da Virgem Maria e avó de Jesus Cristo. No ano de 710, suas relíquias foram levadas da Terra Santa para Constantinopla, donde foram distribuidas para diversas igrejas do ocidente. Seu culto se tornou popular na Idade Média, especialmente quando o Papa Urbano IV oficializou a homenagem à divindade em 1378.